quinta-feira, 9 de junho de 2016

Rinoceronte-negro


Nome: Rinoceronte-negro
Nome científico: Diceros bicornis
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Descrição: O rinoceronte-negro é um mamífero herbívoro nativo de países africanos localizados a este e a sul: Botswana, Quénia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul. Ainda que seja conhecido pelo adjetivo "negro", a sua cor pode variar de cinzento para castanho. Possui oito subespécies e três delas encontram-se já extintas. Tirando esses três, todos os outros elementos da família do rinoceronte-negro são classificadas como estando em perigo crítico. As principais causas foram a caça furtiva excessiva, maioritariamente pelo comércio dos seus chifres, que, na China, são usados de determinados modos, aproveitando as suas capacidades medicinais.
Um rinoceronte-negro adulto mede entre 3 a 3,75 metros de comprimento e entre 1,40 e 1,80 metros de altura. O peso de um adulto oscila por 800 e 1400 quilogramas. As fêmeas são mais pequenas que os machos. Possuem dois chifres no crânio, sendo que o frontal pode chegar até aos 50 centímetros de comprimento. O maior chifre já medido tinha cerca de 1 metro e meio de comprimento. Ocasionalmente, um terceiro chifre pequeno acaba por se desenvolver.
Diferencia-se do rinoceronte-branco pelo tamanho (o negro é mais pequeno), posição da cabeça e lábios mais curvados, em forma de gancho, que o ajudam a alimentar-se de folhas, raízes, frutas e galhos. O próprio posicionamento da cabeça deste rinoceronte é mais elevado do que o do rinoceronte-branco, dado que este passa mais tempo curvado, a pastar.
Quando adultos, são solitários, juntando-se apenas nas épocas de reprodução, normalmente após a estação chuvosa, em ambientes mais áridos. Durante esta altura, as fêmeas demarcam o solo com estrume, que faz com que os machos a sigam. Após uma parada nupcial característica, os pares ficam juntos durante 2 ou 3 dias ou até mesmo algumas semanas. A atividade sexual dura cerca de meia hora. O período de gestação é de 15 a 16 meses.
A sua preservação em cativeiro acaba também por ser um factor de risco para a sobrevivência do animal, dada a quantidade de minerais que consomem, pelos alimentos que lhes são fornecidos. Isto leva a elevadas taxas de mortalidade de rinocerontes-negros em cativeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário