terça-feira, 7 de junho de 2016

Rinoceronte-lanudo


Nome: Rinoceronte-lanudo
Nome científico: Coelodonta antiquitatis
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Descrição: O rinoceronte-lanudo é um mamífero extinto que habitava nos continentes europeu e asiático durante o Pleistoceno (época do período Quaternário da era Cenozoica), há cerca de 20000 de anos, aquando da última idade do gelo ocorrida no mundo. O animal chegou, entretanto, a ultrapassar essa época. De acordo com análises de amostras de DNA do rinoceronte-lanudo, descobriu-se que o seu parente atual mais próximo é o rinoceronte-de-sumatra.
Possuía grandes camadas de pêlo e membros atarracados, que tornavam o seu corpo bem adaptado às condições atmosféricas que predominavam durante o seu contexto temporal. Um rinoceronte-lanudo adulto media entre 3 a 3,8 metros de comprimento e o seu peso oscilava entre os 1800 e 2700 quilogramas. Podia atingir uma altura de 2 metros. A sua aparência era apenas conhecida através de pinturas rupestres pré-históricas, até que um indivíduo do sexo feminino bem preservado foi encontrado num fosso de asfalto na vila ucraniana de Starunia,
Em 2011, um fóssil de rinoceronte-lanudo, com cerca de 3,6 milhões de anos de idade, tornou-se na evidência do espécime mais antigo já encontrado, exatamente em um planalto tibetano, sugerindo que estes animais viviam nessa área durante um período de maior calor pelo mundo. Acredita-se que eles tenham migrado para a Ásia e a Europa do norte quando a Idade do Gelo começou.
De acordo com análises feitas à dentição, mandíbula e crânio do animal, chegou-se à conclusão de que ele preferia alimentar-se de pastos normais.
Acredita-se que a sua extinção tenha sido causada pela caça por parte do ser humano e pelas alterações climáticas associadas ao fim da Idade do Gelo.

1 comentário:

  1. Perfeito! Adorei sua publicação, tudo bem explicado,resumido,etc!

    ResponderEliminar