quarta-feira, 8 de junho de 2016

Rinoceronte-gigante


Nome: Rinoceronte-gigante
Nome científico: Elasmotherium sibiricum
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Descrição: O rinoceronte-gigante, também conhecido somente por "Elasmotherium", foi um mamífero herbívoro extinto que viveu entre o final do período Plioceno e durante o Pleistoceno, portanto, entre há cerca de 2,6 milhões de anos a 29000 anos atrás.
Era reconhecível pelo seu enorme chifre frontal, que se acreditava como sendo um meio de defesa, ataque, para escavar em busca de alimento ou água ou para atrair parceiros. Além disso, as suas patas eram mais compridas que a dos rinocerontes normais, adaptando o animal para movimentar-se a galope, de um modo semelhante aos cavalos. Embora o seu chifre nunca tivesse sido encontrado em fóssil, a sua interpretação como uma parte do animal pôde ser entendida pela presença de uma protuberância de grandes dimensões num crânio descoberto. Além disso, dado que todos os rinocerontes sempre tiveram chifres frontais, não era de admirar que esta espécie também o tivesse.
A primeira evidência fóssil do rinoceronte-gigante encontrada foi uma mandíbula inferior, em 1808, na Rússia. Os indivíduos conhecidos chegam a medir até 4,5 metros de comprimento, 2 metros de altura e um peso que oscila entre 3,6 a 4,5 toneladas. Habitava em áreas frias e nelas predominavam planícies e estepes pela Eurásia, onde podiam facilmente encontrar alimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário