segunda-feira, 6 de junho de 2016

Rinoceronte-branco-do-norte


Nome: Rinoceronte-branco-do-norte
Nome científico: Ceratotherium simum cottoni
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Outros nomes: Rinoceronte-de-lábios-quadrados-do-norte
Descrição: O rinoceronte-branco-do-norte é um mamífero herbívoro africano e uma das duas subespécies do rinoceronte-branco. Habitava em pradarias e savanas a norte e no centro do continente africano, mais propriamente numa área que abrangia a República Centro-Africana, Congo, Uganda, Sudão, Chade e Camarões.
Pesquisas recentes sugerem que o rinoceronte-branco-do-norte é uma espécie diferente do grupo do rinoceronte-branco, devido às suas características morfológicas e genéticas diferenciadas, que podem assumir que as duas espécies em questão já estavam separadas há mais de um milhão de anos, tendo em conta os respetivos antepassados pré-históricos. No entanto, estes resultados não foram aceites, universalmente, por parte de outros cientistas.
Podem aguentar até 5 dias sem beber água. Podem medir entre 3,5 a 5 metros de comprimento, 1,5 a 1,8 metros de altura e pesar entre 1800 a 2700 quilogramas.
A espécie encontra-se, atualmente, em perigo crítico de extinção, devido a atividades intensivas de caça. Os supostos últimos exemplares encontram-se em cativeiro, sob uma proteção reforçada. Este rinoceronte é referido como sendo uma espécie possivelmente extinta na natureza e desde 2015 que só existem três indivíduos conhecidos no planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário