domingo, 5 de junho de 2016

Rinoceronte-de-sumatra


Nome: Rinoceronte-de-sumatra
Nome científico: Dicerorhinus sumatrensis
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Outros nomes: Rinoceronte-do-Bornéu
Descrição: O rinoceronte-de-sumatra é um mamífero herbívoro que habita no território asiático. É a menor das espécies de rinocerontes atuais e a que tem características mais primitivas. Pouco se sabe acerca da sua ecologia, comportamento e reprodução na natureza, devido ao facto de possuir hábitos furtivos e noturnos, tornando difícil a respetiva pesquisa no ambiente florestal. Em abril de 2015, o animal foi declarado como estando extinto na natureza, com apenas três indivíduos (um macho e duas fêmeas) em cativeiro, no estado malaio de Sabah. Eis que em março de 2016, uma outra fêmea foi encontrada ao selvagem, providenciando evidências sólidas para a continuidade da existência do animal na natureza.
O peso de um exemplar adulto pode oscilar entre os 600 e 900 quilogramas, a altura, entre 1 metro a um metro e meio e um comprimento variável entre 2 e 3 metros.
Originalmente, habitava por todo o sudeste asiático, porém, vários exemplares foram dizimados, levando a que restassem apenas pequenas populações isoladas na Indonésia e Malásia. Considerado em perigo crítico pelo qual ele é catalogado, estima-se que existam, atualmente, cerca de 300 indivíduos. O declínio da espécie é atribuído principalmente à caça predatória para o comércio ilegal dos chifres, que possuem um valor alto na medicina tradicional chinesa. Outros fatores incluem a perda do habitat para a agricultura, pecuária e indústria.
O rinoceronte-de-sumatra alimenta-se principalmente ao anoitecer e pela manhã. A sua dieta baseia-se em árvores/plantas jovens, folhas, galhos tenros, bambu e frutos.
As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 6 ou 7 anos e os machos apenas aos 10. O período de gestação varia entre 15 e 16 meses.
Apenas uma espécie vivente do género Dicerorhinus é conhecida, que é o rinoceronte-de-sumatra, sendo que cerca de 12 espécies fósseis já estão registadas.

1 comentário: