domingo, 5 de junho de 2016

Rinoceronte-branco


Nome: Rinoceronte-branco
Nome científico: Ceratotherium simum
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Outros nomes: Rinoceronte-de-lábios-quadrados
Descrição: O rinoceronte-branco é conhecido por ser a maior das espécies vivas de rinocerontes e o segundo maior mamífero terrestre, com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4000 quilogramas, sendo ultrapassado apenas pelo elefante. Existem duas subespécies reconhecidas deste animal: o rinoceronte-branco-do-norte e o rinoceronte-branco-do-sul.
O rinoceronte-branco prefere alimentar-se em pastos extensos e de erva alta. Passa cerca de metade do dia a alimentar-se, um terço a descansar e o resto do dia a fazer coisas diversificadas. Conseguem aguentar até cinco dias sem beber água em épocas de seca, tendo em conta que mesmo em ocasiões normais, os rinocerontes-brancos não bebem muito (conseguem beber apenas duas vezes durante um dia inteiro).
É referido como o rinoceronte mais social de todos, conseguindo viver em manadas de até 14 elementos, sendo a maior parte destes do sexo feminino. Existe, em cada grupo, um macho dominante, que marca o território com excrementos ou urina, podendo também fazê-lo ao raspar a terra antes de a marcar com os métodos referidos. Eles fazem isto a cada 10 horas.
O rinoceronte-branco-do-norte habitava em áreas no Uganda, Chade, Sudão, Congo e na República Centro-Africana. Já a sua contraparte do sul habita na Namíbia, Zimbábue, Quénia, Uganda e na África do Sul.
Embora seja conhecido como "rinoceronte-branco", o adjetivo surgiu de uma tradução errada da palavra "wyd", que designa o animal na língua afrikaans e que significa "amplo", referindo-se ao lábio superior do animal, que é de forma quadrática e lisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário