domingo, 5 de junho de 2016

Rinoceronte-branco-do-sul


Nome: Rinoceronte-branco-do-sul
Nome científico: Ceratotherium simum simum
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Outros nomes: Rinoceronte-de-lábios-quadrados-do-sul
Descrição: O rinoceronte-branco-do-sul é um mamífero herbívoro africano e uma das duas subespécies de rinoceronte-branco existentes, sendo considerada como a espécie de rinoceronte mais comum e com maior número de exemplares, contando com mais de 20000, desde 2013, de acordo com fontes fiáveis.
Este rinoceronte é dos maiores e mais pesados animais terrestres no mundo, atualmente. As fêmeas podem pesar até 1700 quilogramas e os machos 2300. Possuem um comprimento que oscila entre os 3 e os 4 metros e uma altura que varia entre 1,60 e 1,86 metros. O chifre frontal pode chegar aos 60 centímetros de comprimento. As fêmeas possuem-no geralmente mais fino que os machos, porém, o destes, embora menos fino, é mais pequeno.
O rinoceronte-branco-do-sul habita em pradarias e savanas no sul africano, demonstrando uma aparição mais corrente na África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Quénia e Uganda. Podem aguentar até 5 dias sem beber água.
Este animal já foi uma espécie em perigo crítico, no início do século XX, com apenas 20 indivíduos. Porém, ao longo dos anos, foi progredindo bastante, felizmente, ostentando uma população superior a 11000 exemplares em 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário