segunda-feira, 20 de junho de 2016

Osgas em casa, o que fazer?

 

Agora que o tempo quente chegou, animais de sangue frio como os répteis terminam o seu processo de hibernação e voltam à atividade. Dentro deste grupo, encontram-se as osgas, pequenos lagartos que conseguem infiltrar-se nas nossas casas facilmente.

Qual é a primeira coisa a fazer neste caso? O que muitas pessoas fazem é imediatamente matá-las ou tentar matá-las, devido a um antigo rumor, que defende que as osgas são animais venenosos e que costumam deixar uma peçonha por onde passam, sendo responsáveis por um problema de pele chamada "cobro" ou "cobrão". No entanto, isso não é verdade. Essa doença dermatológica é criada por um vírus específico, que pertence ao mesmo grupo patológico que a varicela e a herpes, não sendo, portanto, transmitido por nenhuma osga ou lagarto.
Menciono ainda que há várias pessoas que possuem osgas de estimação e que pegam nelas, obviamente e que também há países onde algumas pessoas se alimentam de osgas. Se o animal não é venenoso no estrangeiro, nunca seria venenoso em Portugal, porque... estamos a falar de Portugal, país em que praticamente nenhum animal é venenoso.

Pelo contrário, elas até são bastante benéficas no controlo de parasitas dentro de casa, podendo facilmente alimentar-se de mosquitos, moscas e traças, dado que se encontra num espaço fechado, com limites para a propagação desses mesmos insetos.

Porém, só porque as osgas têm esta vantagem, não significa que devemos deixá-las em casa, isto porque elas são animais selvagens e que preferem viver na natureza. É possível apanhá-las com as mãos e sabendo que não são realmente animais venenosos, não surgirá nenhum dilema com isso. Elas são capazes de tentar abocanhar ou morder um dedo, como método defensivo, mas isso não faz mal nenhum ao ser humano, ou até mesmo a qualquer criatura ligeiramente maior que as próprias osgas.

No caso de não quererem nenhuma visita inesperada em casa, podem sempre optar por colocar daqueles rolos de pano compridos na ranhura inferior das portas para entrada e saída, dado que essa costuma ser a ranhura com maior tamanho e que facilita a entrada de osgas. Caso vocês sejam daqueles que costumam colocar redes na janela para amenizar o ambiente quente dentro de casa, optem por colocar papéis longos enrolados à sua volta ou usar uma fita adesiva própria, que pode ser adquirida em qualquer drogaria, tapando todas as ranhuras, o que também impedirá a entrada das osgas.

Portanto, espero que, com isto, tenham entendido que as osgas não são animais perigosos para a saúde e por muito convincente que esses rumores pareçam e por muito feias que as osgas possam ser, elas não devem ser mortas, porque todos os seres possuem o direito à vida. Se discordas, pensa então que um rumor malvado pairava sobre ti e por causa disso, muita gente consideraria matar-te. Não é justo pois não? E por mais feio/a que sejas, também julgo que assassinato não é o processo mais correto a desempenhar.


Edição: Tenho visto nos comentários algumas pessoas alarmadas sobre um mito que circula sobre as osgas, afirmando que elas se alimentam do sangue humano durante o sono. O que acontece é que as osgas tendem a deslocar-se para áreas onde exista alimento, sendo atraídas pelos mosquitos, que pairam nos nossos quartos enquanto dormimos, daí ser comum encontrá-las e sentir-se uma comichão no corpo, devido à picada dos insetos. Adicionalmente, as osgas (e lagartos em geral), necessitam de ir repondo os seus níveis de potássio e sal, pelo que podem lamber o suor humano para esse mesmo efeito. E finalmente, o organismo das osgas não consegue digerir sangue.

60 comentários:

  1. Eu tenho um remedio infalivel para essa raça nojenta! A minha espingarda pressão de ar, não danifica as paredes, mas elimina eficazmente essa bicheza :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande otário, então assim também te posso matar que não há mal nenhum

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Sabes o que é um otário ó janado de merda?
      Fuma menos ganzas, pode ser que esse cérebro nojento comece a funcionar drogadito de merda! :D

      Eliminar
    4. Pars além de otário é mal educado.

      Eliminar
    5. Esses animaizinhos são inofensivos e sevalimentam só de insetinhos. Eu já me avostumei com elas e acho bonitinhas. Jamais as mataria.

      Eliminar
    6. Um imbecil inculto será sempre um imbecil inculto. Respeite todos os seres vivos!

      Eliminar
    7. Elas mordem. ja vi mordendo o dedo do meu pé e dique aquelas inflamações na orelha de manha são uma reação alérgica a saliva do animal.

      Eliminar
    8. Não entenda assim,as Osgas podem dar pequenas mordidelas mas não tem força para magoar.
      E também não é verdade que provocam alergias, fique tranquilo.👍

      Eliminar
    9. Não sei quem é mais animal. Nós devemos respeitar a natureza como ela é, eles estão cá por alguma razão. Se alguém tem de ser exterminado és tu ignorante. Volta para a escola e não sejas otário.

      Eliminar
    10. Acabei de ver estes comentários, pois só esta noite na cama, eu e a Maria, a vermos um filme, a minha maria deparou com a osga por cima da tv na parede, já nem dormiu no quarto. Os bichos são nossos amigos, e as drogas não estão no assunto. Essa pessoa que trata mal a outra devia ser educada, mas pressão de ar?! ??Os bichos não fazem mal, não sejas maricas!

      Eliminar
  2. Acabei de encontrar uma na parede da minha varanda. É muito parecida com a da foto exceto a cauda que é mais pequena.
    Quero ver a cara da minha Maria quando a vir. Ainda se atira da varanda com o susto.
    ahahahahah

    ResponderEliminar
  3. Tive uma que entrou pela janela. E depois de 1 noite com ela.... agarrei nas fitas de apanhar moscas que teem cola. E como elas custumam sair a noite.... e vao pra sutio de luz onde os insetos estao para entao os comer, deixei lijeiramente o estoro aberto e pus no chao onde a luz estava.... mal escureceu... nem meia hora depois ja estava a ouvir a pequena osga presa

    ResponderEliminar
  4. Ao contrario do que pensava, esta espécie é inofensiva. No entanto não consigo deixar de a recear... Não simpatizo com os repteis, embora faça uma excepção ao camaleão.

    ResponderEliminar
  5. Não as mato porque não gosto de fazer mal,mas não lido bem ao ver uma osga em casa,fico histérica,é espontâneo,começo a sentir arrepios e parece que as sinto em cima,mas o que fazer quando temos um gato que anda no quintal e nos presenteia como osgas e baratas ..VIVAS,é oeu caso.

    ResponderEliminar
  6. Não as mato porque não gosto de fazer mal,mas não lido bem ao ver uma osga em casa,fico histérica,é espontâneo,começo a sentir arrepios e parece que as sinto em cima,mas o que fazer quando temos um gato que anda no quintal e nos presenteia como osgas e baratas ..VIVAS,é oeu caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o meu caso... tenho fobia e uma na cozinha, estou fechada na sala com este calor.

      Eliminar
  7. Tenho casal delas junto à porta de entrada de casa! Nunca tenho moscas mosquitos ou ainda centopeias, que essas sim abomino! Funcionam de forma exemplar como bio controle desses insetos! Quando entram em casa tiro com um tupperwaer é uma folha de papel! Não as matem pois não fazem mal algum e ainda nos ajudam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom eu acho leas muito fofas e tambem tenho muitas em casa á vontade porque elas não fazem mal eu deixo elas saírem e entrarem

      Eliminar
  8. https://www.youtube.com/watch?v=lwLW9jQyi30

    ResponderEliminar
  9. Tenho grande apreço pelas osgas desde que as vi comer, dentro da minha casa, na Guiné, mosquitos e baratas que são nojentas. Tenho presentemente, dentro do meu apartamento, uma que não me causa qualquer problema

    ResponderEliminar
  10. Eu aqui deitada na minha cama. Uma cagou em cimade mim kkkk... Porra da merda podre bicho.

    ResponderEliminar
  11. Gosto de ter osgas na minha varanda porque quando elas estão lá realmente tenho menos moscas lesmas e outros insetos piores. Não fazem mal nenhum, bem pelo contrario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesma coisa com migo mas eu não tenho varanda deixo elas em todo o lado porque elas nem fazem mal e tambem eu não quero melgas em casa porque elas picam é por isso que eu deixo as osgas em casa e tambem porque elas são fofas

      Eliminar
  12. Eu apanhei uma osga. Mas esta era alcoolica.😂😁😀

    ResponderEliminar
  13. Por cima da porta de entrada da minha casa há um lampião que deixo aceso durante a noite, e que atrai os mosquitos aos milhares. as osgas todos os dias enchem a barriga de mosquitos e melgas. Quando deixei de perseguir as osgas, nunca mais tive mosquitos em casa, são o melhor insecticida que há.

    ResponderEliminar
  14. Pelos comentários que por aqui se lêem, confirmo que o pior ser que existe na face da terra é mesmo o "ser HUMANO"...

    ResponderEliminar
  15. Tudo o que Deus criou tem um objetivo,no caso das osgas teem a missão de s alimentar dos insectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então qual o propósito de Deus ao criar os pedofilos?

      Eliminar
    2. Deus não criou os pedófilos, criou pessoas. O q cada pessoa decide fazer da sua vida é responsabilidade dela e não de Deus

      Eliminar
    3. Não quem criou as pessoas foram mamíferos que envloirao e deram a origem á raça de animais chamados humanos

      Eliminar
  16. Ontem quando cheguei a casa estava uma osga na parede! Fiquei arrepiada...pensava que era venenosa porque ouvi isso a vida toda! Tirei-a para uma caixa de papel com a ajuda de outra pessoa e larguei no quintal. Só depois é que pesquisei e vi que não é venenosa!!! :) afinal não era preciso tremer quando estávamos a tirá-la da parede!! Ahahahah! Coitadinha da osga :)

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho uma que vive atrás de um armário na varanda, e estou feliz. Ela não sai muito da zona da varanda e eu nunca tentei matá-la porque gosto dela. Ela nem tem tendência a entrar dentro de casa, apesar da janela da varanda ficar aberta várias vezes. Enquanto ela se deixar estar no lado de fora de casa, por mim está tudo bem. Ela mora lá porque havia lá aranhas grandes, e de vez em quando andam umas baratas na rua. Até me dá jeito a presença dela. Espero que traga amigas para lá.

    ResponderEliminar
  18. Lá em casa tem uma osga desgraçada que ta chupando o sangue do meu filho eu vi com meus próprios olhos essa enfeliz tô na caça dela 😠😠😠😡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivam as OSGAS. Este animal mata toda a bicharada nojenta tanto em casa como na rua. tenho varias, umas em casa e outras nas varandas. Ate ja emprestei a um vizinho duas para lhe limpar a casa de baratas e formigas.

      Eliminar
  19. Quando eu vejo uma osga eu fico apavorada

    ResponderEliminar
  20. Muitos seres humanos é que deviam ser iliminados

    ResponderEliminar
  21. Sinto me arrepiada quando vejo uma. Fico bloqueiada sem reação. Simplesmente fico aos gritos. Mas tbm não consigo fazer lhes mal

    ResponderEliminar
  22. Um texto muito bonito, sim senhor. Concordo com muita coisa aqui dita. Mas isso do "todos os animais têm direito à vida" é treta. O ser humano é o animal mais cruel de todos e sempre o será. É a vida. Vou dar festinhas ao mosquito depois dele chupar-me? Epá, já me chega a minha mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que, se ameaçam a nossa pacificidade, deverão ser efetivamente contidos

      Eliminar
  23. Aqui em casa tem muitas....as vezes eu tenho medo...so que elas me protegem de insetos nojentos...queria que tirassem uma duvida....ela pode se alimentar de sangue...ouvi uns casos por aqui que umas pessoas acharam osga chupando seus braços a noite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a pesquisar sobre isso e, de facto, é mito. As osgas tendem a procurar por sítios onde existam fontes de alimento, sendo que elas comem mosquitos/pernilongos. Uma vez que estes pairam junto das pessoas enquanto dormem, as osgas irão ao seu encontro para os comer.
      Adicionalmente, osgas (e lagartos em geral), necessitam de ir repondo os seus níveis de sal e potássio no corpo, pelo que podem lamber o suor das pessoas para esse efeito. Elas não consomem sangue.

      Eliminar
  24. Esses seres são amigos do Homem e do ambiente. Bem hajam.

    ResponderEliminar
  25. Tu é que devias ser baleado. Ignorante.

    ResponderEliminar
  26. Elas mordem. ja vi mordendo o dedo do meu pé e dique aquelas inflamações na orelha de manha são uma reação alérgica a saliva do animal quando ele morde o lob da sua orelha.

    ResponderEliminar
  27. Não entenda assim,as Osgas podem dar pequenas mordidelas mas não tem força para magoar.
    E também não é verdade que provocam alergias, fique tranquilo.👍

    ResponderEliminar
  28. Ainda bem que não matei uma que entrou à pouco pela janela do quarto. Tem uns 7cm, será um filhote?
    Graças a Deus fiz agora esta pesquisa! Deixemos em paz este ser amigo do ambiente!

    ResponderEliminar
  29. Boa noite a todos
    Como estão?
    Venho por este meio perguntar como devo apanhar sem magoar uma osga?
    A poucos momentos tive um momento menos bom e quando entrei em minha casa dei de caras com uma osga na casa de banho tal facto que achei até estranho sem no wc e no vidro do meu duche. A osga por acaso è maior do que è normal tem entre 12 a 14 cm/s. Ja a tinha visto por várias vezes no meu quintal na parede onde passo muitas e muitas horas quando chego a minha casa e fico até de madrugada no frevo derivado ao muito calor que se faz dentro de casa. E por adorar estar mais na rua do que no interior da casa claro. Jamais tive alguma osga dentro da minha casa è óbvio que deixo a casa de um lado e outro toda aberta e isso poderia acontecer mas nunca tinha acontecido após todos estes longos anos que tenho a mesma. Mas la chegou o dia e a momentos la a vi toda assustada e com pequenos saltos etc a tentar fugir. Mas desde que a vi afastei-me e deixei-a a vontade para não ter de a deter de alguma forma mais drástica e a magoar porque matar jamais. Gostava de saber como a posso deter apesar de agora não a conseguir ver porque estará atrás ou dentro do armário do lavatório. Nao a quero ferir mas visto o estado do réptil e não sendo assim tao pequena não sei como fazer? Se ela ficasse imóvel seria melhor mas alterada como está será complicado. Não tenho medo nem nojo nem repelo as mesmas no entendo pergunto a alguém mais entendedor na matéria se eu a deixar a vontade se durante o sono ela poderá percorrer o nosso corpo e ao aperceber-me disso poderei por instinto matá-la sem querer. Algo que não quero fazer porque sempre tive um grande apresso por este réptil e até não me importava de a ter como animal dr estimação só não sei como fazê-lo em que tipo de casulo seria.
    Desde já fico grato pela atenção e cuidado que possam ter nestas minhas dúvidas. Grato

    ResponderEliminar
  30. Ando a tentar por uma osga ao ar livre que entrou em casa mas ela nao quer dar mao por isso vou ter de a matar

    ResponderEliminar
  31. Acabei de partilhar esta página com uma pessoa que conheci faz pouco tempo, que me disse fiquei acordado a noite toda a matar osgas. ele ainda vem com os mitos todos enraizados. Fiquei tão triste de saber que matou 3 osgas por razão nenhuma. Mas espero que mude de opinião depois de ler este artigo. Obrigado. E a asse que quer dar tiros a osgas que dê um tiro pelo c#@€ acima.

    ResponderEliminar
  32. Olá, boa tarde. Se a osga está por detrás de algum móvel, ela eventualmente irá sair de lá, sozinha. Depois disso, já será possível apanhá-la e soltá-la na natureza.
    Para evitar que entre nos quartos de dormir, o melhor a fazer será isolá-los do exterior. Existem uns pequenos rolos de pano que podem ser colocados na parte de baixo das portas, de forma a tapar a ranhura, evitando que as osgas possam passar por lá.

    ResponderEliminar