domingo, 30 de março de 2014
Peixe-bruxa
Nome: Peixe-bruxa
Nome científico: Myxine glutinosa
Ordem: Myxiniformes
Família: Myxinidae
Outros nomes: Peixe-bruxa-do-atlântico, mixina-do-atlântico, enguia-de-casulo-do-atlântico
Descrição: O peixe-bruxa habita o oceano Atlântico, o mar Mediterrâneo e as águas da Carolina do Norte. Medem cerca de 76 centímetros de comprimento e não possuem olhos nem dentes. Possui, na boca, seis barbos que funcionam como sensores e apresentam filamentos branquiais em cada lado do seu corpo. Caçam invertebrados durante a noite, mas também se alimentam de carcaças de peixes. É capaz de produzir grandes quantidades de muco para o qual serve para remover alguns excessos no seu corpo. Pode ser encontrado em zonas cobertas de lodo, onde se escondem.
As gónadas situam-se numa cavidade abdominal e possui igualmente ovários e testículos. O animal nasce hermafrodita e posteriormente desenvolverá o seu sexo conforme o crescimento. Se a parte dianteira das gónadas se desenvolverem melhor, será fêmea, caso aconteça com as partes traseiras, será macho. No entanto, se ambas testemunharem uma evolução sustentável em simultâneo, o animal continuará hermafrodita, mas pode reproduzir. Caso permaneçam intactas, o peixe será estéril.
O peixe-bruxa foi votado, em 1982, como o peixe nacional da Noruega.
peixe-vermelho-de-olhos-ásperos
nome: peixe-vermelho-de-olhos-ásperos
nome científico: sebastes aleutianus
ordem: scorpaeniformes
família: sebastidae
outros nomes: peixe-vermelho-de-pontas-negras
o peixe-vermelho-de-olhos-ásperos é um animal aquático que habita nas águas do oceano pacífico, na região sul da califórnia e à volta da costa japonesa. pode medir no máximo 97 centímetros e 6,7 quilogramas. é bastante conhecido pela sua longevidade alta, podendo chegar a viver até aos 205 anos. o peixe-vermelho-de-olhos-ásperos possui esse nome devido aos espinhos que possui à volta dos olhos. vivem entre 150 a 450 metros de profundidade, onde se instalam em rochas cercadas por substratos moles, em cavernas ou fendas. estes peixes alimentam-se de camarões, caranguejos, pulgas-do-mar e outros peixes mais pequenos.
terça-feira, 25 de março de 2014
segunda-feira, 24 de março de 2014
animal mistério nº32- gato-de-pallas
nome: gato-de-pallas
nome científico: felis manul
ordem: carnivora
família: felidae
outros nomes: manul
descrição: o gato-de-pallas é um pequeno gato selvagem que habita na ásia central, mais propriamente em países como a mongólia e a rússia. o seu nome vulgar é derivado do nome do seu descobridor, peter simon pallas. eles possuem um tamanho aproximado ao do gato doméstico, medindo entre 50 a 62 cm e pesam em média 4,5 kg. são pequenos e atarracados, rechonchudos e têm patas curtas. a sua pelagem é cinzenta, mas pode também ser em tons arruivados. possuem pontos pretos na cabeça, e listras pretas nas costas e focinho. são solitários, de hábitos noturnos e arisco com humanos. comem pequenos roedores e também pássaros, caçados pelo método da emboscada. a sua gestação dura entre 66 e 75 dias, e podem nascer até seis gatos por ninhada. podem viver cerca de 11 anos em cativeiro, um tempo mais curto que o do gato doméstico. o gato-de-pallas é uma espécie em perigo de extinção, pois antes ele era caçado para ser vendido como animal de estimação e seu pêlo era comercializado. agora isso é proibido, excepto na mongólia.
domingo, 23 de março de 2014
golfinho-cor-de-rosa
nome: golfinho-cor-de-rosa
nome científico: inia geoffrensis
ordem: cetacea
família: iniidae
outros nomes: golfinho-vermelho, boto-cor-de-rosa
descrição: o golfinho-cor-de-rosa é um mamífero aquático fluvial que habita o rio amazonas e orinoco. é um animal politípico e possui três subespécies na sua família. este animal tem uma barbatana dorsal e as suas nadadeiras peitorais são grandes. com isso e devido ao seu tamanho médio e a falta de fusão nas vértebras cervicais conferem-lhe uma grande capacidade de manobra para navegar na água e capturar as suas presas. permitem também o movimento da cabeça em todas as direcções. alimentam-se principalmente de peixes, mas também podem comer tartarugas e caranguejos. na época das chuvas costumam imigrar para as áreas alagadas nas florestas, onde há uma maior oferta de alimentos. o golfinho-cor-de-rosa é o maior dos golfinhos fluviais, já que os machos medem cerca de 2,55 metros de comprimento e 185 quilogramas e as fêmeas 2,15 centímetros e 150 quilogramas. possuem uma estrutura corporal encorpada e robusta, mas extremamente flexível. geralmente são solitários e raramente são vistos em grupos com mais de três indivíduos, excepto na época reprodutiva. são nadadores lentos que atingem entre 2,4 a 5,1 km/h.
este animal foi analisado a pedido do pokéxico, já que ele acertou no animal mistério nº31.
sábado, 22 de março de 2014
peixe-víbora
nome: peixe-víbora
nome científico: chauliodus sloani
ordem: stomiiformes
família: stomiidae
outros nomes: ---
descrição: o peixe-víbora é uma espécie de peixe, que vive a cerca de 2500 metros de profundidade em todos oceanos tropicais e subtropicais. este peixe detém o recorde de possuir os maiores dentes relativamente ao tamanho da sua cabeça, que são tão grandes, que necessita de abrir a boca toda para que os dentes fiquem na vertical, de modo a conseguir capturar as suas presas. quando tem a boca fechada, os dentes sobrepõem-se às mandíbulas. o peixe-víbora agarra o seu alimento ao perfurá-lo com os dentes e depois nada até ele. este peixe consegue baixar o seu esqueleto, de modo a que possa engolir as suas presas sem problemas. eles medem aproximadamente 21 centímetros de comprimento.
segunda-feira, 17 de março de 2014
animal mistério nº32
domingo, 16 de março de 2014
animal mistério nº31- ocapi
nome: ocapi
nome científico: okapia johnstoni
ordem: artiodactyla
família: giraffidae
outros nomes: girafa-da-floresta
descrição: o ocapi é um mamífero que faz parte das duas espécies remanescentes da família giraffidae, junto com a girafa. habita florestas húmidas do nordeste da república democrática do congo, e era conhecido pelos habitantes do país até 1901. com isso, a sociedade de criptozoologia adoptou-o como o seu emblema. os ocapis têm um corpo de pêlo escuro, com riscas pretas e brancas nas patas, semelhantes às das zebras. a estatura do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. ambas as espécies possuem línguas muito longas, com cerca de 30 centímetros de comprimento e são azuis e flexíveis, que usam para retirar folhas e rebentos das árvores. a sua língua é tão longa que lhe permite limpar as pálpebras e as orelhas com ela. juntamente com a girafa, são os poucos mamíferos que conseguem lamber as próprias orelhas. os ocapis machos possuem pequenos chifres revestidos com pele. eles medem entre 2 a 2,5 metros de comprimento e uma altura de 1.5 a 2 metros. o seu peso varia entre 200 e 250 quilos. além de folhas e rebentos, os ocapis comem relva, samambaias, frutas, e alguns cogumelos. são animais diurnos e solitários, que se juntam apenas para acasalar. dão à luz apenas uma cria de cada vez, que pesa cerca de 16 kg, após um período de gestação de 421 até 457 dias. as crias são amamentadas por dez meses, atingindo a maturidade aos 4 anos de idade.
o pokéxico acertou neste animal mistério, portanto ele pode pedir um animal à sua escolha para eu analisar.
sábado, 15 de março de 2014
peixe-borboleta-bicudo
nome: peixe-borboleta-bicudo
nome científico: chelmon rostratus
ordem: perciformes
família: chaetodontidae
outros nomes: ---
descrição: o peixe-borboleta-bicudo é um peixe que vive em recifes de coral nos oceanos pacíficos e índico. este é uma das únicas 3 espécies de peixes que fazem parte do género chelmon e todos eles têm uma característica que os diferencia dos outros peixes-borboleta: a boca em forma de bico que possuem. estes peixes são conhecidos pelas suas listras amarelas ou laranjas que têm no corpo e uma mancha negra no dorso que serve para afastar os predadores, confundindo-os com um olho. podem chegar a medir 20 centímetros de comprimento. vivem a cerca de 1 a 25 metros de profundidade, sozinhos ou em pequenos cardumes. são territoriais e agressivos quando se trata de defender os ovos. eles alimentam-se de pequenos moluscos, vermes aquáticos. em cativeiro podem também alimentar-se das anémonas parasitas que surgem nos aquários.
quinta-feira, 13 de março de 2014
cisne-negro
nome: cisne-negro
nome científico: cygnus atratus
ordem: anseriformes
família: anatidae
outros nomes: ---
descrição: o cisne-negro é uma ave aquática australiana, podendo ser encontrada em qualquer local no mesmo país. é a ave oficial do estado da austrália ocidental. ao contrário de muitas aves aquáticas, os cisnes-negros não são aves migratórias: permanecem toda a sua vida no local onde nasceram. nidificam em aterros que são construídos por eles, em lagos pouco profundos. os ninhos são utilizados anualmente, sendo depois reconstruídos quando for necessário. quando as crias estão possibilitadas para nadar, é possível ver famílias inteiras à procura de alimento. um cisne-negro adulto pode chegar a medir 142 centímetros de comprimento, 2 metros de envergadura e um peso de 19 quilos. os machos são maiores que as fêmeas e possuem um bico mais longo e estreito. as crias têm uma plumagem cinzenta que se torna negra quando atinge a maturidade. os cisnes-negros têm hábitos herbívoros, onde na sua alimentação dominam as plantas aquáticas. eles foram caçados até terem desaparecido na nova zelândia, mas mais tarde, foram reintroduzidos lá.
a pam acertou no animal mistério anterior e pediu-me para fazer a análise deste animal.
p.s: post nº300, f**k yeah!
domingo, 9 de março de 2014
animal mistério nº31
animal mistério nº30- mariposa-luna
nome: mariposa-luna
nome científico: actias luna
ordem: lepidoptera
família: saturnidae
outros nomes: ---
descrição: a mariposa-luna é um insecto que pode ser encontrado em toda a américa do norte, desde o canadá até ao méxico. mede 12 centímetros de comprimento e pode chegar a ter 15 centímetros de envergadura, de uma ponta da asa à outra. elas alimentam-se de folhas das árvores e arbustos, quando são larvas. na fase adulta, sugam o suco dos seus alimentos, visto que não possuem boca, usam a sua espirotrompa para isso. na época de reprodução, as fêmeas libertam um odor característico para atrair os machos, podendo senti-lo a cerca de 6 km de distância. depois do acasalamento as fêmeas podem deitar cerca de 300 ovos (5 ou 6 de cada vez) nas folhas das árvores. os ovos eclodem em 8-13 dias dependendo da temperatura ambiente. como todas as borboletas, após eclodirem, começam a comer e formam um casulo. os machos, logo que saem do casulo, começam à procura de uma fêmea, sendo atraídos pelo seu odor.
a vencedora deste animal mistério foi a pam e agora ela pode dizer um animal à sua escolha para eu analisar.
sábado, 8 de março de 2014
peixe-borboleta-africano
nome: peixe-borboleta-africano
nome científico: pantodon buchholzi
ordem: osteoglossiformes
família: pantodontidae
outros nomes: ---
descrição: o peixe-borboleta-africano é um peixe que habita lagos com pH ácido e bastante vegetação aquática na áfrica ocidental, no chade, congo, níger, zambeze e camarões. é o único peixe da família pantodontidae que pertence à ordem dos osteoglossiformes. assim, este peixe não tem nenhum laço com os peixes-borboleta conhecidos, da família chaetodontidae e gasteropelecidae. ao contrário da maioria dos peixes, o peixe-borboleta-africano pode manter-se à superfície da água, porque ele possui uma espécie de bexiga que serve como um pulmão. os seus olhos encontram-se virados para a superfície e o formato da sua boca está adaptado a conseguir capturar alimentos a esse nível. quando atinge velocidade suficiente, este peixe pode saltar ou manter-se à superfície da água para capturar o alimento. as suas presas principais são os insectos. quando são adoptados num aquário, é necessário usar uma tampa própria, devido ao hábito do peixe de saltar fora de água. também preferem algumas plantas vivas no aquário. eles podem chegar a medir 10 centímetros de comprimento em cativeiro. apenas um casal deve ser colocado num aquário, visto que não se dão bem com outros peixes. quando se reproduzem, os ovos flutuam à superfície. em 7 dias eles eclodem.
domingo, 2 de março de 2014
animal mistério nº30
tubarão-azul
nome: tubarão-azul
nome científico: prionace glauca
ordem: carcharhiniformes
família: carcharhinidae
outros nomes: tintureira, guelha e tubarão-de-focinho
descrição: o tubarão-azul é um peixe que se pode encontrar nas zonas profundas dos oceanos (até 150 metros de profundidade), em águas temperadas e tropicais. é uma das espécies de tubarão com maior capacidade migratória : um exemplar monitorado perto das águas de nova iorque foi recapturado perto da costa do brasil. durante a migração, juntam-se em pequenos grupos e comem tudo o que encontram. as suas presas mais frequentes são diversos tipos de peixes, lulas, pequenos cações, crustáceos e aves marinhas.
é considerado um animal perigoso para os mergulhadores ou náufragos. pode até seguir navios para comer os restos de comida deitados borda fora. pode chegar a medir 4 metros de comprimento e a pesar 240 kg no total. possui um corpo esguio e o focinho longo e pontiagudo. os seus dentes são triangulares e bastante cortantes. possuem uma coloração azul-escura no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. as pontas das barbatanas têm uma cor mais escura que a do resto do corpo.
analisei este animal a pedido da pam, já que ela acertou no animal mistério passado.
animal mistério nº29- capivara
nome: capivara
nome: científico: hydrochoerus hydrochaeris
ordem: rodentia
família: caviidae
outros nomes: capincho
descrição: a capivara é uma espécie de mamífero terrestre e o maior roedor do mundo. habita regiões húmidas na américa do sul. na sua constituição física e nos seus hábitos anfíbios, assemelha-se ao hipopótamo, porém é um parente próximo do porquinho-da-índia. o nome capivara provém do termo tupi 'kapi'wara', que significa 'comedor de capim'. as capivaras mantêm-se predominantemente dentro de água: as membranas interdigitais que possuem entre os dedos auxiliam-nas a movimentarem-se com rapidez. as orelhas, olhos e nariz são alinhados, posicionados de forma similar aos dos crocodilos. assim, elas não precisam de deixar toda a cabeça de fora ao nadar e ficam difíceis de avistar pelos predadores. vivem em bandos, que podem compreender desde um casal com filhotes até um grupo maior, com vários espécimes adultos. ocasionalmente, pode-se encontrar também exemplares solitários, quase sempre adultos machos.
na estação das chuvas, as capivaras espalham-se por uma grande área. nessa época, comem muito e criam reservas de gordura e a criação dos filhotes também acontece nesse período. durante a estação seca, juntam-se ao redor de grandes rios e lagos, formando, assim, grupos maiores. nessa época, a mortalidade é maior, já que crescem as ocorrências de fome e doenças. as capivaras alimentam-se de gramíneas que crescem na terra firme e de plantas aquáticas. às vezes, atacam plantações e comem canas-de-açúcar, melancias e milho.
a pam venceu neste passatempo, por isso, irei analisar um animal à sua escolha.
sábado, 1 de março de 2014
peixe-borboleta-listrado
nome: peixe-borboleta-listrado
nome científico: chaetodon striatus
ordem: perciformes
família: chaetodontidae
outros nomes: quebra-prato, borboleta-listrado
descrição: o peixe-borboleta-listrado é uma espécie de peixe tropical e podem ser encontrados no litoral dos estados unidos da américa até à costa sul de santa catarina, no brasil. eles habitam águas preferencialmente rasas, onde se encontram recifes de corais ou perto da costa marítima. o seu nome científico vem do grego 'chaeto', (cabelo) e 'donte' (dente) em referência ao tipo de dentes encontrados nesta família de peixes. já 'striatus' pode ser traduzido do latim como com estrias ou listras, referindo-se às listas laterais escuras que apresenta no seu corpo. ao contrário das outras espécies de peixes-borboleta, estes não apresentam uma pinta negra no dorso, semelhante a um 3º olho, mas possui listras para se camuflar ou para confundir os predadores.
Subscrever:
Mensagens (Atom)