quarta-feira, 28 de agosto de 2013
mico-leão-dourado
nome: mico-leão-dourado
nome científico: leontopithecus rosalia
ordem: primates
família: cebidae
outros nomes: sagui-piranga
descrição: o mico-leão-dourado é um primata originário do brasil, mais propriamente no rio de janeiro e na mata atlântica. podem ser encontrados em trechos de floresta secundária. o crânio é pequeno e menos robusto, se for comparado com os outros micos-leões. tem 32 dentes, sendo os incisivos muito semelhantes aos caninos. são diurnos e muito activos durante as primeiras horas da manhã. possuem comportamentos sociais muito semelhantes a de outros primatas. vivem em grupos de até 8 indivíduos, organizados em grupos familiares. é uma espécie que corre grave risco de extinção visto ocorrer quase que exclusivamente na reserva biológica poço das antas e na reserva biológica união e fragmentos nos arredores, na bacia do rio são joão, no rio de janeiro. existem cerca de 1000 micos-leões-dourados em liberdade, graças a inúmeros esforços na conservação e reprodução dessa espécie. as populações em cativeiro são numerosas e estáveis. o mico-leão-dourado, é considerado uma bandeira na conservação da mata atlântica brasileira.
ps- mensagem nº 200 yaye
minhocão
nome: minhocão
nome científico: rhinodrilus alatus
ordem: haplotaxida
família: glossoscolecidae
outros nomes: minhocuçu
descrição: o minhocão é um grande anelídeo que pode chegar a mais de 60 cm de comprimento e diâmetro de até 1,5 cm.
apesar do tamanho, fica bem próxima da superfície, logo abaixo das raízes das gramíneas. é importante para o solo porque produz grande volume de húmus. normalmente é preto, mas às vezes pode obter uns tons de vermelho.
as características de vida deste anelídeo estão intimamente ligadas às épocas do ano. a partir de março, estes animais entram em estado de hibernação em uma cavidade 20 a 40 cm abaixo da superfície do solo, popularmente conhecida como "panela". esta época é a principal para captura dos animais. as pessoas que querem capturar este animal utilizam pequenas enxadas. são chamados de "minhoqueiros". é a época mais difícil para a captura. eles são capturados com a intenção de pescar. são muito utilizados para a pesca, sendo conhecidos como a melhor isca.
nome científico: rhinodrilus alatus
ordem: haplotaxida
família: glossoscolecidae
outros nomes: minhocuçu
descrição: o minhocão é um grande anelídeo que pode chegar a mais de 60 cm de comprimento e diâmetro de até 1,5 cm.
apesar do tamanho, fica bem próxima da superfície, logo abaixo das raízes das gramíneas. é importante para o solo porque produz grande volume de húmus. normalmente é preto, mas às vezes pode obter uns tons de vermelho.
as características de vida deste anelídeo estão intimamente ligadas às épocas do ano. a partir de março, estes animais entram em estado de hibernação em uma cavidade 20 a 40 cm abaixo da superfície do solo, popularmente conhecida como "panela". esta época é a principal para captura dos animais. as pessoas que querem capturar este animal utilizam pequenas enxadas. são chamados de "minhoqueiros". é a época mais difícil para a captura. eles são capturados com a intenção de pescar. são muito utilizados para a pesca, sendo conhecidos como a melhor isca.
sábado, 24 de agosto de 2013
animal mistério nº11- aranha-armadeira
nome: aranha-armadeira
nome científico: phoneutria nigriventer
ordem: araneae
família: ctenidae
outros nomes: aranha-bananeira
descrição: a aranha-armadeira é um aracnídeo errante, imponente e agressiva com um tamanho aproximado a uma mão de uma pessoa. é considerada a aranha mais venenosa de todas . as patas são peludas, fazendo desta aranha, que é muito veloz, um animal temida nos navios de transporte de bananas, nas plantações e nos portos tropicais. vive no brasil, no paraguai, no uruguai e na argentina. é conhecida por se esconder nos cachos de bananas, o que deu origem ao nome comum de aranha-bananeira. o nome 'armadeira' vem da sua atitude de ataque, com as patas dianteiras erguidas. nos casos graves de envenenamento que apresentam grandes alterações na pressão arterial com taquicardia ou bradicardia, é necessária uma dose maciça de soro anti-aracnídeo juntamente com cuidados médicos intensivos.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
animal não identificado encontrado em praia espanhola
foi encontrado um animal em decomposição, a 15 de agosto, pelos banhistas que andavam por uma praia de luis siret, na espanha. tem 4 metros e possui chifres. é difícil para os cientistas descobrir que espécie é essa, visto que está muito decomposto. ele teve que ser enterrado, por causa do seu estado, portanto as análises vão ser feitas com as fotografias. diz-se que este animal pode estar relacionado com um incidente que aconteceu perto daquela região. um avião norte-americano deixou cair lá uma bomba radioactiva e isso deve ter prejudicado a vida marinha.
fonte: tvi24
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
actualização da página
a página 'animais analisados' foi actualizada. agora, para além de ter todos os animais que já foram apresentados neste blog, tem também o link que vos redirecciona para a mensagem que clikaram!
novo animal americano descoberto
este animal, o olinguito, foi descoberto a 15 de agosto por kristofer helgen, um zoologista, que ao depara-se com ele, viu que era um animal desconhecido. este é o primeiro animal da ordem 'carnivora' a ser descoberto em 35 anos na américa. pensa-se existir muitos mais exemplares de olinguitos e não apresenta riscos de extinção. os olinguitos já foram exibidos em jardins zoológicos, nos anos 70. os tratadores dele afirmam que o confundiram com um olingo e ele não conseguia reproduzir-se. ele já foi enviado a vários jardins zoológicos, mas morreu e não deu para saber se era uma espécie nova. a existência dele foi comprovada ao comprar o adn e anatomia com outros animais. depois disso, já foram encontradas 4 sub-espécies de olinguitos.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
louva-a-deus
nome: louva-a-deus
nome científico: mantis religiosa
ordem: orthoptera
família: mantidae
outros nomes: cavalinho-de-deus
descrição: o louva-a-deus é um insecto carnívoro que se alimenta de moscas, mosquitos, pulgões e após o acasalamento, a fêmea come o macho. a caça é feita em emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem do louva-a-deus. como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas patas anteriores que são raptatórias, ou seja, parecidas a garras, para segurar a presa enquanto é consumida. a sua voracidade leva a que sejam considerados muito bem vindos pelos jardineiros e agricultores, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um factor importante no controlo de pragas de jardim. há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus. a maioria vive em ambientes tropicais e subtropicais. o seu nome vem do facto de que, quando está pousado, o insecto assemelha-se a uma pessoa a orar. os louva-a-deus são insectos relativamente grandes, de cabeça triangular, tórax estreito e abdómen bem desenvolvido. ele também tem a capacidade de desviar de ataques de morcegos em pleno voo executando manobras épicas. é um animal muito venerado na china, tendo estilos de kung fu baseados nos seus movimentos.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
animal mistério nº11
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
animal mistério nº10 - Ligre
Ligre |
Nome: Ligre
Espécie: Panthera leo♂ × Panthera tigris♀
Ordem: Carnivora
Familia: Felidae
Descrição :O animal mistério desta vez foi um felino que foi corretamente respondido pelo Monstro.
É um híbrido de Leão com Tigre fêmea. O seu aspecto é de um gigantesco leão com riscas de tigre difusas. Ele pode ter juba. É, actualmente, o maior felino do mundo, possuindo entre 3,5 e 4 metros de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango. Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionem a produção dos hormonas inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes. O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por acção do homem. Além de os habitats de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento.
lacraia
nome: lacraia
nome científico: scolopendra spp
ordem: scolopendromorpha
família: scolopendridae
outros nomes: escolopendra, centopeia
descrição: a lacraia é um quilópode com um veneno não muito perigoso para o homem, que vive em todos os continentes. podem chegar aos 50 centímetros de comprimento. as lacraias são predadores muito perspicazes. algumas espécies são capazes de comer pequenos roedores, anfíbios e algumas serpentes. têm o comportamento típico de levantar a cauda, quando ameaçadas. no entanto, não é na cauda que se encontram os ferrões e sim nos maxilípedes, um par de patas adaptado como mandíbula inoculadora de veneno. possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. na cabeça, possuem um par de antenas, dois pares de olhos simples e os maxilípedes. o tronco é formado por numerosos segmentos, cada um com um par de patas articuladas. entretanto as patas de cada segmento não se movem simetricamente, mas sim num sistema geral no qual um grupo de patas produz apenas um apoio, o que lhes permite maior rapidez. vivem durante 6 anos e preferem ambientes húmidos sob folhas e troncos podres.
lacraia-dragão
nome: lacraia-dragão
nome científico: desmoxytes purpurosea
ordem: polidesmida
família: paradoxosomatidae
outros nomes: ---
descrição: a lacraia-dragão é um diplópode encontrado e descrito pela primeira vez em 2007 por cientistas da tailândia. o seu nome deve-se às suas coloração cor-de-rosa choque, que segundo sugerem os pesquisadores, servem para afastar os predadores, um fato notável pela sua cor muito viva. a lacraia-dragão, assim como outras espécies de centopeias, produz substâncias venenosas. elas podem produzir cianeto. têm um cheiro semelhante às amêndoas. apesar do nome e da aparência, o animal é na verdade classificado como diplópode, um parente próximo das marias-café.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
lúcio
nome: lúcio
nome científico: esox lucius
ordem: clupeiformes
família: esocidae
outros nomes: ---
descrição: o lúcio é um peixe originário da europa. é um peixe carnívoro, possuidor de 700 dentes afiados, eles são predadores de peixes menores, rãs, mamíferos pequenos, pássaros e até mesmo um pato. chega a medir 1 metro de comprimento e pode viver entre 10 e 20 anos. o lúcio não se mexe muito, mas é capaz de andar 9 metros com uma batida da sua cauda. o tamanho e a posição dessas barbatanas contribuem muito para a eficácia do seu nado. assim, este peixe, emboscado nas águas mais profundas, imóvel e bem camuflado, pode atingir a presa facilmente. ele vive na água doce, não muito funda, normalmente corrente ou parada. quando outros peixes escasseiam nas redondezas, os lúcios podem ser canibais. encubam cerca de 50000 ovos entre fevereiro e março. os filhotes já podem caçar ao fim de 10 dias. a sua cor é tipicamente cinzento-esverdeado podendo apresentar pintas, sempre de padrão diferente de indivíduo para indivíduo.
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
linguado-de-água-doce
nome: linguado-de-água-doce
nome científico: achirus lineatus
ordem: pleuronectiformes
família: achiridae
outros nomes: ---
descrição: o linguado-de-água-doce é um peixe da família dos aquirídeos, nativo do atlântico ocidental, que vive nas zonas costeiras da flórida, e do norte do golfo do méxico até ao norte da argentina. eles nascem como peixes normais, com um olho em cada lado da cabeça. conforme crescem, aderem a condição dextrógira ou levógira, semelhante às pessoas esquerdinas e destras. os levógiros são aqueles com migração do olho para o lado esquerdo da cabeça durante o desenvolvimento e dextrógiros com migração do olho para o lado direito da cabeça. procuram locais mais fundos quando a temperatura desce. para se protegerem dos predadores, têm o corpo com manchas que imitam o fundo dos locais onde vivem (camuflagem).
lavadeira
nome: lavadeira
nome científico: fluvicola nengeta
ordem: passeriformes
família: tyrannidae
outros nomes: lavadeira-mascarada, noivinha
descrição: a lavadeira, é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos. o seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. desce frequentemente ao chão, em busca de alimento. é uma ave que precisa de espaços abertos. esse pássaro aparece na cidade de mojimirim, em são paulo. costuma surgir no início da manhã à procura das piscinas, onde costuma banhar-se. aparece quase sempre em grupos de dois ou três indivíduos. possui um canto curto e agudo. em determinadas situações, abre as asas e as movimenta abrindo-as e fechando-as rapidamente, quando seu canto passa a apresentar ritmos e tons complexos. o seu comportamento indica um grau de confiança alto em relação ao homem, pois costuma aventurar-se no meio da piscina se houver algo que esteja a flutuar, que permita o seu pouso.
domingo, 4 de agosto de 2013
rato-toupeira poderá ser a vacina contra o cancro
os ratos-toupeira são animais peculiares. vivem em tocas húmidas porque a sua pele é completamente exposta ao sol e conseguem viver durante muito tempo (30 anos). são bons benefícios para ele. mas em breve, será um benefício também para a humanidade. ele é um animal imune ao cancro. o segredo dessa habilidade está presente na cadeia molecular, hyaluronan. esse aglomerado de moléculas também está presente no corpo humano e serve de tratamento contra a artrite e em cosméticos. as células do rato-toupeira criam moléculas de hyaluronan 5 vezes maiores do que o normal. os cientistas pensam que essa habilidade também pode tornar a pele do animal mais elástica, permitindo a melhor mobilidade nas tocas. os ratos-toupeira também são imunes ao ácido.
o spalax (imagem acima) também tem células produtoras de hyaluronan. é também um roedor próximo geneticamente dos ratos-toupeira. isso mostra uma adaptação própria aos animais subterrâneos. os cientistas já estão a fazer experiências para colocar esse mecanismo nas células humanas, embora ainda estejam no início
lula-colossal
nome: lula-colossal
nome científico: mesonychoteuthis hamiltoni
ordem: teuthida
família: cranchiidae
outros nomes: ---
descrição: a lula-colossal é o único membro do género mesonychoteuthis e
é considerada o maior invertebrado do planeta de que se tem conhecimento, podendo ultrapassar os 15 metros de comprimento. a lula-colossal também possui os maiores olhos no reino animal chegando ao tamanho de um prato. dispõe de dois bicos enormes e afiados, e garras giratórias em forma de ganchos, fixados nos seus tentáculos. habita as profundezas do oceano antártico. é caçadora como outras lulas e no mar profundo utiliza a bioluminescência para encontrar a presa. estima-se o tamanho de animais adultos (já que poucos foram capturados) e alguns hábitos como a vida na profundidade de pelo menos 22 metros, no caso de adultos, enquanto os mais jovens a cerca de 10 metros. recentemente, pescadores da nova zelândia encontraram em águas antárticas uma lula-colossal com mais de 14 metros de comprimento. pesava 495 quilos e tinha olhos do diâmetro de pratos de comida. o animal foi descoberto, inicialmente, em 1925, sob forma de 2 tentáculos no estômago de um cachalote.
lula-gigante
nome: lula-gigante
nome científico: architeuthis spp
ordem: teuthida
família: architeuthidae
outros nomes: ---
descrição: a lula-gigante é um molusco, conhecido por ser o segundo maior invertebrado do mundo, perdendo apenas para a lula-colossal. as oito espécies do género habitam as profundezas dos oceanos e podem atingir comprimentos de 10 metros (os machos) e 13 metros (as fêmeas), medido desde a barbatana caudal à ponta dos tentáculos. a lula-gigante tem ainda um dos maiores olhos de todas as criaturas vivas, apenas ultrapassado pelo da lula-colossal. as ventosas dos tentáculos podem atingir até 5 cm de diâmetro. já foram encontrados diversos exemplos de marcas destas ventosas cravadas nas cabeças de cachalotes, que são predadores destes animais. a sua existência foi considerada um mito da criptozoologia por muito tempo, mas a descoberta de corpos e juvenis mostrou que este animal existe realmente. em 10 de julho de 2012, os cientistas japoneses filmaram pela primeira vez uma lula-gigante viva no seu habitat natural, a centenas de metros de profundidade. foi localizada a 630 metros de profundidade, a partir de um submarino com três tripulantes a bordo, ao largo da ilha de chichijima, a cerca de 1000 quilómetros ao sul de tóquio.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
animal mistério nº10
Oi, pois sim, hoje sou eu a por o Animal Mistério! Sem mais rodeios fiquem com ele!
Hmm riscas... mas nem tudo o que parece é...
Hmm riscas... mas nem tudo o que parece é...
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
leoa
nome: leoa
nome científico: panthera leo
ordem: carnivora
família: felidae
outros nomes: ---
descrição: as leoas são grandes felinos que vivem nas savanas e em pradarias africanas e asiáticas. é a leoa que tem a responsabilidade de caçar e de cuidar dos filhotes, enquanto o leão marca território e enfrenta animais que estão muito perto dele. são boas caçadoras de grandes herbívoros, como as zebras e os gnus, mas também podem atacar quase todos os animais terrestres que pesem alguns poucos quilogramas. como todos os felinos, têm excelente velocidade, mas cansam-se muito depressa. por causa disso, usam tácticas de emboscada em grupo para capturar suas presas. apesar das leoas efectuarem a maior parte da caça, os leões são igualmente capazes de fazer isso. os dois factores os impedem de caçar tantas vezes quanto as das leoas: o principal é o seu tamanho, que os tornam muito fortes, porém menos ágeis e maiores gastadores de energia. as leoas precisam de um tempo extra para caçar, porque os machos não cuidam das crias. formam bandos de 2 a 18 animais da mesma família, o que as caracteriza como o único felino realmente social. apesar de a caça em grupo ser mais eficiente do que a caça individual, a eficácia não é tão compensadora, já que, em grupo, é preciso obter mais alimento para nutrir a todos.
leão
nome: leão
nome científico: panthera leo
ordem: carnivora
família: felidae
outros nomes: ---
descrição: o leão é um felino carnívoro que vive na áfrica subsariana e na ásia. antigamente existiam muitos exemplares de leões na áfrica do norte e no sudeste asiático e chegou a ser um dos mais difundidos mamíferos. faz parte dos grandes felinos não genéticos, estando apenas atrás do tigre. alguns chegam a pesar mais de 250 quilogramas. o mais pesado leão que já foi descoberto pesava 375 quilogramas, vivia na inglaterra em 1970 e chamava-se simba. possuem uma juba, para se defender e para lutar por meios territoriais. durante vários anos, o leão tem sido simbolizado em nome da bravura e nobreza em várias culturas europeias e africanas. vivem 10 a 14 anos na natureza, porém em cativeiro podem chegar aos 30. alguns leões desenvolveram o hábito de atacar pessoas, ficando conhecidos como 'devoradores de humanos'. ele guarda o território enquanto a leoa caça em grupos. têm hábitos nocturnos e vivem em savanas e pradarias abertas. para sobreviver, um leão necessita de ingerir, diariamente, cerca de 5 quilos de carne, no mínimo, embora tenha a oportunidade, de conseguir comer até 30 quilos de carne numa só refeição.
animal mistério nº9- caravela-portuguesa
nome: caravela-portuguesa
nome científico: physalia physalis
ordem: siphonophora
família: physaliidae
outros nomes: barco-de-guerra-português
descrição: a caravela-portuguesa é um cnidário azul com vários tentáculos urticantes e vive em todos os oceanos de regiões tropicais. este animal flutua na superfície da água, com o 'chapéu' enquanto é empurrada pelo vento. os tentáculos estão sempre baixos, com a tentativa de capturar um peixe para se alimentar. já foram medidos tentáculos com alguns metros. sem contar com eles, mede apenas 30 centímetros. é uma criatura formada por 4 polipos: os donomoctozóides que formam os tentáculos, os gastrozóides que formam o estômago, os gonozóides que formam os gâmetas para se reproduzirem e 1 pneumatóforo que forma a cabeça. a caravela-portuguesa é importante para a alimentação das tartarugas-marinhas que são imunes ao veneno. a caravela-portuguesa tem dois tipos de nematocistos: pequenos e grandes; estes órgãos conservam as suas propriedades por muito tempo, mesmo que o animal tenha ficado várias horas a seco na praia. a sua acção é baseada nas suas pressões osmóticas e hidrostáticas individuais. existem várias células sensoriais localizadas nos tentáculos.
como o pokéxico não explicitou a espécie do animal, ele fará o próximo animal mistério.
Subscrever:
Mensagens (Atom)