sexta-feira, 31 de maio de 2013
animal mistério nº5- escaravelho-golias
nome: escaravelho-golias
nome científico: goliathus giganteus
ordem: coleoptera
família: scarabaeidae
outros nomes: besouro-golias
descrição: o escaravelho-golias é um insecto da família dos scarabeídeos, encontrado na áfrica. a espécie chega a atingir 15 cm de comprimento, sendo um dos maiores representantes da ordem dos coleópteros. apresenta ainda hábitos diurnos e alimenta-se de pólen. os machos grandes possuem em média de 11 cm de comprimento, portanto não podem competir em tamanho com o cerambicídeo-gigante nem com o insecto-pau-de-bornéu, mas a sua robustez dota-o com um peso que alcança 40 gramas. as larvas desta espécie, por sua vez, chegam a superar 100g de peso nas fases prévias à sua conversão em pupa. os machos têm 2 cornos, um no peito e outro na cabeça e crescem com o intuito de meter medo aos predadores. as fêmeas não têm qualquer método de defesa. os machos lutam por vezes por causa do território ou por causa do acasalamento.
domingo, 26 de maio de 2013
ichthyornis
nome: ichthyornis
nome científico: ichthyornis dispar
ordem: ichthyornithiformes
família: ichthyornithidae
outros nomes: ---
descrição: o ichthyornis é uma ave primitiva, extinta, que foi descoberta por benjamin franklin mudge em 1870. habitaram a américa do norte no período cretáceo superior. contém apenas uma família, ichthyornithidae, e um gênero descrito com uma espécie. as outras duas espécies não foram nominadas ainda. ichthyornis significa "pássaro peixe", pois acretida-se que esta ave se alimentava de peixes e outros animais aquáticos e chegava a mergulhar atrás dos mesmos. tem cerca de 60 centímetros de envergadura. foi a primeira ave pré-histórica a ser encontrada com dentes. as asas e esterno parecem muito modernos na aparência, sugerindo uma forte capacidade de voo. ao contrário de outras aves, parecem amadurecer para a idade adulta num período de tempo bastante curto e contínuo.
íbis-preto
nome: íbis-preto
nome científico: plegadis falcinellus
ordem: ciconiiformes
família: threskiornithidae
outros nomes: ---
descrição: é a espécie de íbis mais comum que nidifica na europa, ásia, áfrica, austrália, e no oceano atlântico nas caraíbas e zonas costeiras da américa. pensa-se que esta espécie tenha vindo da europa e que se tenha espalhado pelos restantes territórios. é uma espécie migradora: as aves da europa migram para áfrica no inverno e as aves das zonas costeiras da américa migram para a carolina do norte. fazem o ninho nas árvores, frequentemente junto com outras aves da família das ardeidae. alimentam-se nas zonas pantanosas e ribeirinhas e caçam peixes, rãs e outros animais aquáticos e ocasionalmente insectos. esta ave mede 55–65 cm de altura e têm uma envergadura de asas de 88–105 cm. caracteriza-se pelas patas longas e pelo seu bico longo e curvo. os adultos têm corpos castanho-avermelhados e asas verde-preto iridiscente, sempre muito escuro, dando a ideia de uma ave negra. os jovens apresentam coloração geral acastanhada escura. até à década de 1990 esta espécie era muito rara em portugal, contudo nos anos mais recentes houve um aumento substancial da população que nidifica no sul de espanha (especialmente em doñana), o que levou a que a íbis-preta se tenha tornado uma espécie mais comum em portugal.
íbis-escarlate
nome: íbis-escarlate
nome científico: eudocimus ruber
ordem: ciconiiformes
família: threskiornithinae
outros nomes: guará-vermelho, guará-rubro, guará-pitanga
descrição: a íbis-escarlate vive em trinidad e tobago onde é conhecida como a ave nacional, na colômbia, na venezuela, nas guianas e no litoral do brasil, onde ocorre em abundância no litoral do amapá, em são paulo, nos municípios de cananeia, iguape, cubatão e guaratuba. mede cerca de 50 a 60 centímetros. possui um bico fino, longo e levemente curvado para baixo. a plumagem é de um vermelho muito forte, por causa da sua alimentação à base de um caranguejo que possui um pigmento que tinge as plumas. em cativeiro, com a mudança da alimentação, as plumas perdem a cor e ficam com um tom cor-de-rosa apagado. a reprodução é feita em colónias. os ninhos são feitos no alto das árvores à beira dos manguais e lamaçais litorâneos. a fêmea põe dois ou três ovos de cor cinza-oliváceo com manchas marrons. os filhotes nascem marrons, mas ficam com o tom avermelhado-rubro por causa de sua alimentação.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
terça-feira, 21 de maio de 2013
homalocephale
nome: homalocephale
nome científico: homalocephale calathocercos
ordem: ornithischia
família: homalocephalidae
outros nomes: ---
descrição: o homalocephale foi um dinossauro herbívoro e bípede que viveu no fim do período cretáceo. media entre 1,5 e 3 metros de comprimento e pesava em torno de 60 quilogramas. o seu nome significa 'cabeça achatada'. o homalocephale viveu na ásia e os seus fósseis foram encontrados na china e na mongólia. assim como os outros integrantes da sua ordem, o homalocephale possuía uma área óssea em forma de arco na parte de cima do crânio muito mais espessa que o normal. acredita-se que ela era usada em disputas entre os machos da mesma espécie para o controle do bando ou em disputas pelas fêmeas, há ainda a possibilidade menos provável de que o homalocephale a usasse para se defender dos predadores.
sábado, 18 de maio de 2013
minhoca
nome: minhoca
nome científico: lumbricos terrestris
ordem: haplotaxida
família: lumbricidae
outros nomes: bichoca, isca
descrição: as minhocas são animais anelídeos, que vivem nos solos húmidos de todo o mundo, algumas de apenas centímetros e outras com um a dois metros de comprimento, casos nos quais são conhecidas como minhocuçus. o seu corpo é formado por segmentos corporais. são ainda conhecidas por outros nomes principalmente quando usadas na pesca. elas vivem enterradas, escavam galerias e canais, à procura de abrigo e restos vegetais, o seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. elas são, portanto, animais detritívoros, porque se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o húmus. as minhocas têm o corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus, em extremidades opostas e um anel mais claro, o clitelo, mais próximo da boca. ao passar o dedo na sua região ventral, de trás para a frente, sentimos que a pele do animal é áspera, devido à presença de fileiras de microscópicas cerdas de quitina. as minhocas fixam as pontas das cerdas no solo, facilitando o seu deslocamento, quando contrai a forte musculatura da parede do corpo.
este animal foi analisado a pedido do pokéxico porque ele acertou no animal mistério.
animal mistério nº4- morcego-vampiro
nome: morcego-vampiro
nome científico: desmodus rotundus
ordem: chiroptera
família: phyllostomidae
outros nomes: ---
descrição: o morcego-vampiro o morcego mais bem conhecido, é encontrado no méxico e em toda américa do sul. s espécie habita geralmente tocas ou cavernas muito húmidas, possuindo pelagem fina e sedosa, com as partes superiores marrom-escuras e as inferiores mais claras. o morcego-vampiro e todos os seus famíliares são os únicos mamíferos que podem voar. de entre os morcegos, que são aproximadamente 1100 espécies é um dos três hematófagos que, além de atacar aves, ataca também mamíferos, na maioria das vezes de médio ou grande porte. estes morcegos conseguem caminhar no solo, apoiando-se nos seus dedos e costumam morder suas presas nas orelhas, dedos e outras extremidades, pois são locais de difícil percepção. ao contrário do que as pessoas pensam, os morcegos vampiros não chupam, e sim lambem o sangue que sai da mordida deferida por eles. a sua saliva contém uma substância anticoagulante que está a ser pesquisada para uso em doenças circulatórias. eles costumam viver em árvores ou casas já em ruínas. estes animais podem acasar durante todo o ano e a gestação é de 6 a 8 meses. eles recorrem á ecolocalização para descobrirem onde é que o seu alimento se localiza. emitem ondas sónicas e a análise do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletem no alvo e voltarem à fonte sobre a forma de eco.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
holotúria
nome: holotúria
nome científico: trachythyone elongata
ordem: aspidochirotida
família: holothuriidae
outros nomes: pepino-do-mar
descrição: a holotúria, mais bem conhecida como pepino-do-mar é um equinodermo que pode chegar até aos 2 metros de comprimento. ao contrário dos outros equinodermos, possuem corpo delgado, alongado em um eixo oral-aboral. a boca é circundada por 10 a 30 tentáculos que são modificações de pés ambulacrários bucais encontrados em outros equinodermos. o seu alimento é o material orgânico dos detritos do fundo do mar, que é empurrado para a boca ou o plâncton aprisionado em muco nos tentáculos. as holotúrias frequentemente são os invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos e muitos taxa são restritos a águas profundas. a respiração por difusão ocorre no sistema ambulacrário. na corpo interior da holotúria existem túbulos ramificados, as árvores respiratórias ou hidropulmões, que acumulam água para as trocas gasosas. não existe nenhum órgão especializado em excreção. os catobólitos são levados por amebócitos aos pés ambulacrários, hidropulmões ou a qualquer estruturas exposta à água, que os elimina por difusão. são animais sexuados, e de fecundação externa. os órgãos sexuais são simples, existindo, geralmente, apenas gónadas sem ductos genitais. o desenvolvimento é indireto, aparecendo uma larva auriculáriade simetria bilateral que passa a radial nos animais adultos.
hypsilophodon
nome: hypsiliphodon
nome científico: hypsilophodon foxii
ordem: ornithischia
família: hypsilophodontidae
outros nomes: ---
descrição: o hypsilophodon, que significa 'dente pontiagudo' foi um dinossauro herbívoro e bípede que viveu durante o fim do período jurássico até o início do cretáceo. media em torno de 2 metros de comprimento e pesava em torno de 50 quilogramas. o hypsilophodon era pequeno e ágil, as suas patas eram longas, a cauda era comprida e fixa, os braços eram curtos e as mãos tinham cinco dedos habilidosos. os hypsilophodons alimentavam-se de plantas rasteiras, já que não alcançavam as folhas de plantas mais altas ou árvores. o seu tamanho reduzido forçava-o a andar em bandos e a ser rápido para escapar dos predadores. desde 1849 que os restos de aproximadamente 24 hypsilophodons foram encontrados na ilha de wight, na inglaterra. alguns estavam juntos, indicando que um bando inteiro teria morrido ali. esse fato surpreendente chama atenção dos paleontólogos até hoje, e acredita-se que esse bando tenha ficado preso em areia movediça ou que algum fenómeno natural os tenha matado.
hárpia
nome: hárpia
nome científico: harpia harpyja
ordem: accipitriformes/falconiformes
família: accipitridae
outros nomes: gavião-real, gavião-de-penach, uiruetê, uiraçu, uraçu, cutucurim
descrição: a hárpia é a mais pesada das aves de rapina. tem 2,5 metros de envergadura e 10 quilos. as hárpias são predadores tremendamente eficazes, com garras mais compridas do que as de um urso-cinzento. é uma ave adaptada ao voo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados. elas aproximam-se morfologicamente (não se sabe se filogeneticamente) de várias outras aves de rapina tropicais de grande tamanho adaptadas à caça de grandes animais arborícolas como macacos, preguiças, lémures, etc. o habitat principal são as florestas tropicais e a espécie se dispersa geograficamente do méxico à bolívia, na argentina e em grande parte do brasil, principalmente no amazonas, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos. habita as matas brasileiras de forma abrangente. é rápida e possante em suas investidas. é tão forte fisicamente que consegue erguer um carneiro sem maiores dificuldades. ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos.
segunda-feira, 13 de maio de 2013
sábado, 11 de maio de 2013
pisco-de-peito-ruivo
nome: pisco-de-peito-ruivo
nome científico: erithacus rubecula
ordem: passeriformes
família: muscicapidae
outros nomes: ---
descrição: o pisco-de-peito-ruivo é uma ave que se conhece bem pela mancha alaranjada que lhe pinta o peito. tem um canto melodioso e persistente. é uma ave pequena, com cerca de 14 cm. os adultos apresentam o peito e a testa de cor laranja, o que os caracteriza. os jovens são castanhos com pintas de castanho-amarelado e mudam para a plumagem de adulto ao fim de um ano. eles comem invertebrados como alguns insectos, aranhas, minhocas e caracóis. no outono e inverno alimentam-se de bagas e de outros frutos moles, tais como, passas e flocos de aveia. vivem em florestas húmidas mistas e de folha caduca, com grande densidade de ramos baixos, parques, jardins com arbustos, perto de água. os piscos-de-peito-ruivo da escandinávia migram para sul no inverno.
esta espécie é territorial. os ninhos podem localizar-se em buracos no solo, taludes, muros, por entre raízes de árvores velhas e no interior de casas abandonadas. o ninho é volumoso, com uma base feita de folhas secas, e uma 'tigela' central de musgo, ervas e pequenas folhas, revestida de material mais fino, incluindo cabelos, fibras vegetais e ocasionalmente penas. em portugal são encontrados no algarve e lisboa principalmente.
(este animal foi analisado a pedido do pokéxico, visto que ele acertou no mistério).
animal mistério nº3- agamá-de-cabeça-vermelha
nome: agamá-de-cabeça-vermelha
nome científico: agama agama
ordem: squamata
família: agamidae
outros nomes: agamá-de-cabeça-achatada, gala-gala
descrição: o agamá-de-cabeça-vermelha é um lagarto que vive na áfrica subsariana. este réptil está habituado a regiões urbanas, semi-urbanas ou selvagens, desde que haja vegetação suficiente para se reproduzir e que haja insectos para se alimentar. o agamá-de-cabeça-vermelha é um animal sociável que deve ser mantido em grupos. os agamás-de-cabeça-vermelha e os outros répteis da sua família, formam grupos de dez a vinte indivíduos. o líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo. são animais activos e devem ter um território de dimensões favoráveis. esta é a espécie mais conhecida da sua família. o seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. a sua cabeça tem uma cor viva e este movimento é muito notável. As fêmeas têm tons mais notáveis, que variam entre o cinzento e o castanho. os machos geralmente são mais pequenos do que as fêmeas.
hovawart
nome: hovawart
nome científico: canis lupus familiaris
ordem: carnivora
família: canidae
outros nomes: ---
descrição: o hovawart é uma raça canina oriunda da alemanha. é considerada uma antiga raça de trabalho alemã, cujo nome significa 'guarda de fazenda ou terreno'. a sua aparência é descrita como poderosa, de porte médio, alongada e de pelagem comprida, que varia em duas cores: dourado e preto. outros são todos dourados. a sua utilidade enquanto animal de trabalho é versátil. a sua personalidade é classificada como meiga e sempre disposta; tem instintos protectores e de luta, sempre auto-confiante nas suas habilidades. os hovawart são cães obedientes, calmos e afectuosos perante os seus donos. protegem a família e o seu território, apesar de não serem facilmente provocados, já que possuem uma postura naturalmente calma e atenta. necessitam de praticar exercício físico ou fazer uma brincadeira que exija força e concentração.
hipopótamo-pigmeu
nome: hipopótamo-pigmeu
nome científico: choeropsis liberiensis
ordem: artiodactyla
família: hippopotamidae
outros nomes: ---
descrição: o hipopótamo-pigmeu é um mamífero nativo das florestas e pântanos da áfrica ocidental. é a única espécie actual do género choeropsis. é uma espécie bem adaptada ao ambiente terrestre, motivo pelo qual apresenta diversas características morfológicas distintas e mais relacionadas com os habitats florestais em que vive. devido aos hábitos furtivos e noturnos, pouco se conhece a respeito do comportamento social, reprodutivo e alimentar do hipopótamo-pigmeu. é uma espécie ameaçada de extinção, sendo considerada em perigo pela união internacional para a conservação da natureza e dos recursos naturais. a sua área de distribuição diminuiu drasticamente nos últimos trinta anos, principalmente pelos abates, que fragmentou as populações. a guerra civil na região também influenciou negativamente as populações de hipopótamos, principalmente na libéria. o corpo quase não possui pêlos, com exceção de algumas cerdas nos lábios e na cauda. a sua coloração é preto-esverdeada no dorso e cinzenta nos flancos, e o ventre varia de cinza-claro ao verde-amarelado. os machos tendem a ser ligeiramente maiores que as fêmeas. o hipopótamos-pigmeus compartilham a mesmo formato geral dos hipopótamos, um esqueleto graviportal com quatro patas curtas apoiando uma armação corpulenta.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
hiena-malhada
nome: hiena-malhada
nome científico: crocuta crocuta
ordem: carnivora
família: hyaenidae
outros nomes: ---
descrição: a hiena-malhada é a maior representante da família das hienas. uma fêmea adulta chega a pesar mais de 70 kg, sendo até 12% maiores que os espécimes machos. a hiena-malhada vive em regiões da savana africana, sendo considerada um extraordinário predador. A fama de serem carniceiras não é merecida, pois são consideradas por alguns como caçadoras formidáveis, perseguindo suas presas a velocidades de até 55 km/h e caçando em grupos com até 100 indivíduos. por possuírem um coração grande, o seu vigor é igualmente notável, capazes de manter a perseguição a uma presa por longos períodos. elas comem ossos, chifres e cascos. as hienas possuem um amplo menu, alimentando-se também de insetos e ovos de avestruz. caçam animais de pequeno a médio porte, como gazelas, facoqueros, ímpalas, gnus, zebras, órixes. a cobardia das hienas é mentira. se a fome aperta, elas atacam animais grandes, como girafas, rinocerontes,hipopótamos ou búfalos até filhotes de elefante. tem as mandíbulas mais potentes do continente, e tem os dentes mais afiados entre os animais terrestres. a sociedade das hienas é do matriarcal e geralmente uma fêmea lídera comanda o grupo. depois vêm as fêmeas de segundo e terceiro escalão. os machos estão na base da pirâmide, sendo totalmente submissos às fêmeas que chegam a ser 20% maiores e mais pesadas. ao contrário dos leões, os machos é que desempenham o papel de defensores do bando.
terça-feira, 7 de maio de 2013
parabéns ao fundador
hoje, a minha pessoa faz quinze anos, quinze anos sempre a bombar. feliz aniversário (a mim próprio, lole)!
paradoxo do gato com pão barrado com manteiga
alguns de vocês já, que conheçam lendas urbanas já devem ter ouvido falar deste fenómeno. como podem ter reparado, os gatos quando saltam, caiem sempre de pé. e quando deixas cair um pão com manteiga, a parte barrada cai sempre no chão. então alguns pensam que quando um gato atado a um pão com manteiga, com a parte barrada para cima, o gato iria dar várias voltas no ar. como se cada uma das entidades quisesse tocar no chão, mas uma sempre conseguia impedir a outra de aterrar. eu tentei fazer essa experiência. e adivinhem o que aconteceu. hoje como tou com vontade de brincar no paint, vou-vos mostrar o que devia ter acontecido segundo esta teoria e o que aconteceu na realidade.
ainda hei-de repetir esta experiência. acho que a altitude com que deixei cair o meu gato não foi tão alta como a altura em larguei o pão barrado.
sábado, 4 de maio de 2013
ganso-patola
nome: ganso-patola
nome científico: morus bassanus
ordem: ciconiiformes
família: sulidae
outros nomes: ---
descrição: o ganso-patola é uma grande ave marinha da família sulidae dos pelecaniformes. são palmípedes e possuem seus quatro dedos unidos por uma membrana interdigital. as aves jovens são de coloração castanha escura em seu primeiro ano, e gradualmente começam a tornar-se mais claros nas estações subsequentes, até atingirem a maturidade em cinco anos. os adultos medem 87–100 cm de comprimento e 165–180 cm de envergadura. a sua plumagem é branca com asas de pontas negras. o bico é azul claro. os olhos são também azuis claros, circundados por pele negra. na época de reprodução, a cabeça e o pescoço tornam-se amarelos-bebé. a sua área de nidificação é o atlântico norte. normalmente, eles nidificam em grandes colónias, em penhascos sobre o oceano ou em ilhéus rochosos. a maior colónia desta ave, com mais de 60.000 animais, foi descoberta na ilha bonaventure, no quebec, mas 68% da população mundial se reproduz ao redor das costas da grã-bretanha. os casais de gansos podem permanecer juntos por muitas estações. eles realizam rituais de saudação elaborados nos ninhos, esticando bicos e pescoços para o céu e batendo gentilmente os bicos em conjunto. eles são aves migratórias e no outono viajam para o sul do atlântico, uma época em que podem ser vistas em portugal.
galimimus
nome: galimimus
nome científico: gallimimus bullatos
ordem: saurischia
família: ornithomimidae
outros nomes: ---
descrição: o galimimus, cujo nome significa 'imitação de galinha' foi uma espécie de dinossauro omnívoro e bípede que viveu durante o cretáceo superior. media em volta de 4 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava cerca de 150 quilogramas. o galimimus viveu na ásia e foi encontrado na mongólia. a sua alimentação era bastante variada. alimentava-se de plantas, ovos, pequenos lagartos e insetos. o seu nome provêm devido ao formato de seu corpo. ele corria como uma avestruz. era o maior dos 'dinossauros-avestruz'. a velocidade desse animal é estipulada através de uma combinação de duas coisas: a primeira vem da estrutura do esqueleto e a segunda, da velocidade e estilo das avestruzes. os galimimus corriam entre 35 e 60 km/h.
gafanhoto-do-milho
nome: gafanhoto-do-milho
nome científico: sphenarium purpurascens
ordem: orthoptera
família: pyrgomorphidae
outros nomes: ---
descrição: o gafanhoto-do-milho é um insecto que se encontra no méxico e em guatemala. o seu corpo adulto é resistente, afiada para o anterior e posterior (fusiforme), pouco tem vestígios de asas (são braquípteros). a sua cor é verde-oliva brilhante com manchas pretas em todo o corpo. o macho é visivelmente magro (0,8 centímetros em seu ponto mais largo) do sexo feminino (até 1,5 cm). os olhos são preeminentes, a cabeça é triangular, mais largo que longo, as antenas são mais alongados do que no masculino e composto por 14 juntas. vive entre as plantas e preferem se alimentar de girassol selvagem, que usa tanto as folhas e ramos e pétalas. o acasalamento dura 6 a 7 horas. os ovos medem 0,4 milímetros de comprimento, são ovais, marrom brilhante, enquanto que seus pólos (extremidades) são mais obscuros. pode conter 30 ovos em cada toca, onde o gafanhoto-do-milho fêmea os deposita.
guarda-rios
nome: guarda-rios
nome científico: alcedo atthis
ordem: coraciformes
família: alcedinidae
outros nomes: pica-peixe, papa-peixe martim-pescador, martim-grande
descrição: o guarda-rios é uma ave que no total, inclui 91 espécies, classificadas em 18 géneros. o grupo está presente em todos os continentes, excepto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas. também vivem em manguezais. a maior diversidade encontra-se nas zonas de clima tropical, em particular na oceania, enquanto que nas américas ocorrem apenas seis espécies da família cerylidae. o grupo habita zonas florestadas, preferencialmente junto de rios ou lagos.
os guarda-rios são aves de pequeno a médio porte (10 a 46 cm de comprimento), de plumagem colorida e pescoço curto, com cabeça relativamente grande em relação ao corpo e um bico longo e robusto. as asas são arredondadas e a cauda é curta na maioria das espécies. as patas são pequenas com os dedos frontais fundidos. quando adulto, o bico e as patas são bastante coloridos, normalmente em tons de encarnado, laranja ou amarelo. a plumagem é exuberante com frequência de cores azuis ou verdes. a forma do bico varia consoante o tipo de alimentação, sendo achatada lateralmente nas espécies piscícolas ou dorso-ventralmente nas insectívoras. os guarda-rios que se alimentam no solo à base de frutos têm o bico bastante mais curto. a maioria das espécies não apresenta dimorfismo sexual. os juvenis são semelhantes aos adultos e distinguem-se pela plumagem menos colorida.
gorila-do-ocidente
nome: gorila-do-ocidente
nome científico: gorilla gorilla
ordem: primates
família: hominidae
outros nomes: gorila-ocidental
descrição: o gorila-do-ocidente é a espécie mais comum da família dos gorilas. o gorila-do-ocidente apresenta uma coloração mais clara do que a dos seus "primos" orientais. os gorilas-do-ocidente machos pesam, entre 140 a 280 quilos e sua altura é de 1, a 1,85 metros. as fêmeas pesam entre 60 a 120 quilos e a altura varia de 1,4 a 1,55 metros de altura. o gorila-do-ocidente é um trepador ágil de árvores. é também frugívoro (alimenta-se de frutos de cerca de 100 espécies sazonais de árvores). o gorila-do-ocidente é difícil de rastrear e de ser localizado. o gorila-do-ocidente vive em pequenos grupos familiares o contrário dds outros gorilas. são na média 4 a 8 indivíduos por família. os gorilas-do-ocidente, mesmo em vida selvagem, fazem uso de ferramentas improvidadas pelos próprios. em meados de 2008, cientistas descobriram cerca de 125 mil gorilas. essa descoberta poderá vir a dobrar a população conhecida desses animais, porém, o efeito dessa descoberta sobre o estado de conservação desses primatas ainda não foi avaliada.
gaivota-polar
nome: gaivota-polar
nome científico: larus glaucoides
ordem: charadriiformes
família: laridae
outros nomes: ---
descrição: a gaivota-polar é uma gaivota de grandes dimensões, que se destaca pelos tons muito claros da sua plumagem. como nidificante, distribui-se pela região sub-árctica (islândia, gronelândia, norte do canadá e nova zembla). a sua zona de migração situa-se em latitudes elevadas e na europa não migra geralmente para sul do paralelo 50º N. já foi encontrada em portugal e é considerada uma espécie indiscutivelmente rara. as poucas observações efectuadas em território nacional dizem respeito a indivíduos imaturos, que aqui são observados esporadicamente nos meses de inverno. é facilmente confundida com a gaivota-hiperbórea, distinguindo-se desta espécie pela projecção das penas, que se estendem claramente para além da cauda.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
animal mistério nº2- iguana-verde
nome: iguana-verde
nome científico: iguana iguana
ordem: squamata
família: iguanidae
outros nomes: iguana-comum
descrição: a iguana-verde é uma espécie de lagarto arborícola e herbívoro do género das iguanas, nativa da américa central e do sul. uma iguana-verde adulta pode medir 180 cm de comprimento e pesar 9 kg. a iguana-verde adulta é herbívora, mas o filhote alimenta-se de invertebrados. o ovo da iguana-verde leva entre 10 e 15 semanas para chocar. a iguana-verde atinge a maturidade sexual entre os 3 e os 4 anos de idade. reproduzem-se no período seco do ano, pois desta forma asseguram a eclosão das crias na época das chuvas, quando é mais fácil encontrar alimento. as fêmeas escavam um buraco de cerca de 45-100 cm de profundidade, num local com areia húmida. as posturas têm lugar cerca de 65 dias após o acasalamento, sendo depositados cerca de 10 a 30 ovos ao longo de 3 dias. são animais sociáveis, podendo partir em busca de alimento em grupos, ou apanhar sol em conjunto. no entanto, são territoriais, principalmente os machos, durante a época reprodutiva. entram em conflito pelo acesso às fêmeas, pelos melhores locais de exposição ao sol e, no caso das fêmeas, pelos melhores locais onde construir os ninhos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)