domingo, 19 de julho de 2015

Animal mistério nº92- Ostra-gigante


Nome: Ostra-gigante
Nome científico: Tridacna gigas
Ordem: Veneroida
Família: Cardiidae
Outros nomes: Tridacna-gigante
Descrição: A ostra-gigante é o maior molusco bivalve de que se tem conhecimento atualmente, com um comprimento de 1,20 metros e um peso de 200 kg. São espécies nativas do oceano Pacífico sul e do Índico, mais propriamente em rifes de coral até aos 20 metros de profundidade.
As tridacnas podem chegar a viver até aos 400 anos de idade, sendo considerados como os animais que possuem o maior tempo de vida de todos. Porém, o número de exemplares diminuiu bastante nestes últimos anos devido à intervenção humana, através da sobrexploração dos recursos marítimos e da captura de animais para oceanários. Estes animais também foram alvo de boatos criados pelas pessoas, que, devido ao tamanho do animal, achavam que ele conseguiria comer seres humanos e representava uma ameaça perigosa. Porém, estas criaturas são totalmente inofensivas, já para não falar de que elas demoram tempo demais a fechar completamente as suas conchas para poderem revelar-se como sendo uma ameaça. Alguns exemplares de maior tamanho nem sequer conseguem fechar completamente as conchas.
Alimentam-se de algas unicelulares e são animais hermafroditas, porém, não podem reproduzir-se sozinhos. Dado que a reprodução pode ser realizada com qualquer outro espécime, o número de crias resultantes do processo é bastante elevado, devido ao fato de qualquer exemplar de tridacna ter a possibilidade de ter filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário