sábado, 4 de abril de 2015

Queixada


Nome: Queixada
Nome científico: Tayassu pecari
Ordem: Artiodactyla
Família: Tayassuidae
Outros nomes: Pecari, queixo-ruivo, porco-do-mato e queixada-ruiva
Descrição: A queixada é um mamífero que habita na América do Sul e na América Central, mais propriamente no México, Brasil, Argentina e Equador. Alguns exemplares habitavam em El Salvador e presume-se que já não vivem queixadas por lá. Foi introduzido em Cuba em 1930, mas não se tem registo da espécie na ilha há muito tempo.
São animais diurnos, possui cerca de um metro de comprimento, uma pelagem escura e o queixo branco. Vivem com bandos que podem chegar a ter 13 indivíduos. Este animal é amplamente considerado como o mais perigoso dos taiassuídeos: diferente dos seus tímidos parentes, os queixadas atacam de forma agressiva qualquer inimigo, se se sentirem ameaçados e quando um deles está ferido, é normal que todo o bando surja para defendê-lo. Há relatos de onças e, até mesmo de humanos que foram mortos por bandos de queixadas.
Alimenta-se de frutas, sementes, raizes e folhas, e também de pequenos invertebrados e outros animais como sapos, lagartos ou filhotes de árvores. A sua gestação dura aproximadamente 160 dias e nascem, em geral, dois filhotes.

Sem comentários:

Enviar um comentário