domingo, 5 de abril de 2015

Animal mistério nº82- Cachorro-vinagre


Nome: Cachorro-vinagre
Nome científico: Speothos venaticus
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Outros nomes: Cachorro-do-mato
Descrição: O cachorro-vinagre é um canídeo selvagem nativo da América do Sul, que habita os pantanais e florestas entre o Panamá e o norte da Argentina. São animais semi-aquáticos que conseguem nadar e mergulhar com muita faclidade e possuem membranas interdigitais entre os dedos. São considerados uma espécie quase ameaçada devido à destruição do seu habitat e ao isolamento das suas populações.
São animais de pequeno porte, com cerca de 30 centímetros de altura, 60 de comprimento e variam entre 5 a 7 quilogramas de peso. As principais presas dos cachorros-vinagre são roedores de grande porte, como capivaras ou pacas, mas também caçam aves, pequenos répteis e anfíbios. Vivem e caçam em grupos de até 10 indivíduos e os animais comunicam entre si através de latidos.
Tal como os cães domésticos, os cachorros-vinagre têm dois períodos de cio por ano, que variam ao longo deste de acordo com o sítio onde vivem. A gestação dura cerca de 67 dias e resulta numa ninhada de 4 a 6 crias, que nascem em tocas e são alimentadas por adultos até aos cinco meses de vida. Atingem a maturidade sexual aos 12 meses e a esperança média de vida é de 10 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário