quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pinguim-imperador


Nome: Pinguim-imperador
Nome científico: Aptenodytes forsteri
Ordem: Sphenisciformes
Família: Spheniscidae
Outros nomes: ---
Descrição: O pinguim-imperador é a maior ave da família Spheniscidae (pertencente aos pinguins). Os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg.
O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: negro-azulado nas costas, branco no abdómen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada à volta dos ouvidos. A sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, krill e lulas, que pescam em profundidades de até 250 metros. O pinguim-imperador pode ficar submerso por cerca de vinte minutos sem respirar. Os seus predadores naturais incluem as orcas, focas-leopardo e tubarões.
As fêmeas colocam um único ovo em Maio/Junho, no final do Outono, que abandonam imediatamente para passar o inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que correspondem ao Inverno antártico. Para superar temperaturas de -40 °C e ventos de 200 km/h, os machos amontoam-se para se aquecerem e passam a maior parte do tempo a dormir para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que congelaria, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o Verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da Primavera. Se a cria choca antes do regresso da mãe, o macho alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esófago.
A Pam pediu-me para analisar este animal por ter acertado no animal mistério nº60.

Sem comentários:

Enviar um comentário