quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Animal mistério nº63- Antílope-tibetano


Nome: Antílope-tibetano
Nome científico: Pantholops hodgsonii
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Outros nomes: Chiru
Descrição: O antílope-tibetano é um bovídeo de tamanho médio com 1,2 metros de altura. É nativo do Tibete, mas também pode ser encontrado na China, em Xinjiang, Ladakh na Índia e a oeste do Nepal. O seu pêlo vai de cinzento a castanho-avermelhado, ostentando um ventre branco. Os machos têm os chifres curvados para trás que medem aproximadamente 50 cm de comprimento.
Apesar de estar classificado na subfamília Antilopinae, as evidências morfo-anatómicas e moleculares recentes sugerem que o antílope-tibetano está mais pròxima à subfamília das cabras (Caprinae). Alguns pesquisadores classificam-no como pertencente à subfamília Pantholopinae, juntamente com a saiga.
Ele vive em grupos e às vezes formam rebanhos de centenas de indivíduos. As fêmeas, no verão, migram até 300 quilómetros a cada ano para ir ao lugar onde nasceram, onde dão geralmente o nascimento a uma única cria e voltam no outono tardio para reunir-se com os machos nos territórios que já possuíam, onde passam o inverno. Vivem nas estepes elevadas das montanhas e nas áreas semi-desérticas do planalto tibetano tais como Kekexili, onde se alimentam de várias espécies de ervas e plantas. A vida média é de aproximadamente oito anos.
A Pam acertou neste passatempo e pode pedir um animal para ser analisado.

1 comentário:

  1. Ainda não pedi o do espinossauro, pelo que tenho dois animais para pedir né? Estou a acumular pontos, yay.
    Deixa ver, quero um leão-marinho-da-patagónia, que não vejo nada desses bichos na lista, e uma Dryocampa Rubicunda, que é a minha traça favorita no mundo e eu não sei qual o nome comum em português por isso ya.

    ResponderEliminar