domingo, 21 de setembro de 2014

Panda-gigante


Nome: Panda-gigante
Nome científico: Ailuropoda melanoleuca
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Outros nomes: Urso-panda
Descrição: O panda-gigante é um mamífero da família dos ursos que habita na China. São animais adoráveis e extremamente dóceis, que raramente atacam o homem, a não ser que sejam muito irritados. O panda-gigante é um mamífero que se alimenta predominantemente de bambu. Consomem, em média, de 9 a 14 kg de bambu por dia, mas devido à pouca absorção de nutrientes, (característica própria do seu aparelho digestivo ineficiente), ele precisa de passar a maior parte do dia a comer e a exercitar-se pouco. Ainda que o bambu seja rico em água, não é o suficiente para o panda, logo, costumam hidratar-se directamente ao beber água dos riachos ou neve derretida.
A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem entre si pela fêmea fértil. A gestação é, em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes. Devido à natureza frágil e delicada das crias, a mãe opta por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte.
A expectativa de vida de um panda é de 13 anos, no entanto, uma fêmea criada em cativeiro, chamada de "Meimei", morreu com 36 anos de idade, o equivalente a 108 num ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário