sábado, 27 de setembro de 2014

Animal mistério nº56- Baiji


Nome: Baiji
Nome científico: Lipotes vexillifer
Ordem: Cetacea
Família: Lipotidae
Outros nomes: Golfinho-lacustre-chinês e golfinho-do-Yang-Tse
Descrição: O baiji é um mamífero aquático que habita regiões de água doce, que pode ser encontrado no rio Yang-Tse na China. É uma das quatro espécies de golfinhos de água doce restantes no mundo, estando todas elas em sério risco de extinção. As fêmeas são um pouco maiores que os machos, medido 2,5 metros de comprimento, enquanto que os machos medem 2,3 metros. Costumam pesar entre 135 a 230 quilogramas e vivem até aos 24 anos.
São quase cegos, usando ondas sonoras para poder encontrar o seu alimento ou detetar uma ameaça. Possuem 65 dentes em cada fila de ambas as mandíbulas.
O baiji foi considerado extinto em agosto de 2007, após uma busca de 6 semanas no rio Yang-Tse, em dezembro de 2006, em que não foi encontrado nenhum espécime vivo. No entanto, no dia 19 desse mesmo mês, Zeng Yujiang, um morador de Tonglin, avistou um nas margens do rio e filmou-o com o seu telemóvel.
Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, caso seja confirmada a sua extinção, será o primeiro cetáceo a desaparecer como resultado direto da influência do homem. As causas principais da sua extinção são a pesca abusiva (uma vez que a região carece de normas que proíbam os abusos da atividade), a navegação excessiva, a poluição aquática e a construção de centrais hidroelétricas, que prejudicam gravemente o seu habitat natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário