sábado, 16 de fevereiro de 2013

enguia-eléctrica


nome: enguia-eléctrica
nome científico: electrophorus electricus
ordem: gymnotiformes
família: gymnotidae
outros nomes: poraquê, muçum-de-orelha
descrição: a enguia-eléctrica é uma espécie de peixe actinopterígio gimnotiforme, que pode chegar a três metros de comprimento e pesar cerca de trinta quilogramas. é uma das conhecidas espécies de peixe-eléctrico, com capacidade de geração eléctrica que varia de cerca de trezentos volts a cerca de 0,5 ampères até cerca de 1 500 volts a cerca de três ampères.
O termo "poraquê" vem da língua tupi e significa "o que faz dormir" ou "o que entorpece", em referência às descargas eléctricas que produz. a enguia-eléctrica também pode ser chamada de peixe-eléctrico embora não seja o único com esta capacidade.
é típico da bacia amazónica (rios amazonas e orinoco), bem como dos rios do estado brasileiro do mato grosso. também se encontra em quase toda a américa do sul. a enguia-eléctrica ficou conhecida mundialmente pela sua capacidade de produzir descargas eléctricas elevadas (até cerca de 1 500 volts, até cerca de três ampères, não simultaneamente nesses valores), suficientes para matar até um cavalo, despertando a curiosidade de muitos pesquisadores. essas descargas são produzidas por células musculares especiais, modificadas – os electrócitos,, sendo o conjunto deles denominado de mioelectroplacas. Cada célula nervosa típica gera um potencial eléctrico de cerca de 0,14 volt. Essas células estão concentradas na cauda, que ocupa quatro quintos do comprimento total do peixe.

Sem comentários:

Enviar um comentário