domingo, 17 de fevereiro de 2013

elefante-africano


nome: elefante-africano
nome científico: loxodonta spp
ordem: proboscidea
família: elephantidae
outros nomes: ---
descrição: o elefante-africano é o maior dos dois tipos de elefante existentes hoje. por comparação com o elefante-asiático, distingue-se pelas orelhas maiores, uma adaptação às temperaturas mais elevadas, e pela presença de presas de marfim nas fêmeas, com cerca de 70 kg cada uma. além disso, o elefante-africano tem 3 unhas nas patas traseiras e 21 pares de costelas, por oposição a 4 e 19, respectivamente, no elefante-indiano.
o elefante-africano atinge os 3,50 metros até o nível da cernelha e 6 metros de comprimento, sendo o maior mamífero terrestre existente na actualidade. um adulto necessita de cerca de 250 quilogramas de alimento e 160 litros de água todos os dias.
até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático. neste contexto, o elefante-da-savana e floresta correspondiam a variedades de uma mesma espécie. no entanto, estudos genéticos realizados com o objectivo de controlar o tráfico ilegal de marfim trouxeram à luz as diferenças intrínsecas entre as variedades. apesar das diferenças, é conhecido que os elefantes-da-floresta e savana podem produzir híbridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário