segunda-feira, 29 de junho de 2015

Raposa-vermelha


Nome: Raposa-vermelha
Nome científico: Vulpes vulpes
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Descrição: A raposa-vermelha é um mamífero omnívoro que pode ser encontrado na América do Norte, Eurásia, e no norte de África, sendo considerado o canídeo selvagem mais abundante da atualidade. Recentemente, este animal foi introduzido na Austrália.
Possuem um faro excelente, como é de costume nos canídeos. São animais que caçam sozinhos, durante a noite e as suas presas preferidas são as galinhas, coelhos, ratos e peixes. Ocasionalmente, podem também alimentar-se de restos de comida humana, o que demonstra a sua grande capacidade de adaptação quanto à presença do Homem. Em média, as raposas-vermelhas abastecem-se com cerca de 500g de comida por dia.
As raposas-vermelhas acasalam apenas uma vez por ano, na primavera. Dois meses antes de dezembro (tipicamente), os órgãos sexuais das raposas fêmea aumentam de tamanho e de forma. Quando chegam a dezembro, os ovários alargam. A formação do esperma do macho inicia-se em agosto ou setembro. A gestação dura entre 49 a 58 dias e quando nascem, as crias são surdas e cegas e não possuem dentes nem são capazes de regular a sua temperatura corporal. Inicialmente, a pelagem das crias é castanha, mas depois começa a alterar-se para o laranja-avermelhado, oito meses depois do nascimento.

2 comentários: