quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Quati-de-cauda-anelada


Nome: Quati-de-cauda-anelada
Nome científico: Nasua nasua
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Outros nomes: Quati, quati-de-bando
Descrição: O quati-de-cauda-anelada é um mamífero que habita predominantemente as selvas sul-americanas e a parte meridional da América Central.
É muito próximo do guaxinim, mas caracteriza-se por possuir um focinho comprido, algo semelhante a um porco e garras de urso. A sua pelagem é castanha clara ou negra, com o ventre mais claro, e frequentemente anéis brancos na cauda. A sua cabeça é delgada, com um longo nariz, orelhas pequenas, patas negras e cauda longa não preênsil usada para se equilibrar e fazer sinais. Os adultos medem entre 40 e 67 centímetros da cabeça à base da cauda, tendo esta de 40 a 60 centímetros adicionais. Medem cerca de trinta centímetros de altura e pesam entre 3 a 8 quilogramas. O macho chega a atingir o dobro do tamanho da fêmea e apresenta caninos maiores e mais afiados.
Têm membros fortes para subir às árvores e para escavar. O seu habitat é muito variado, desde as florestas tropicais às pradarias de erva, do nível do mar até a altas montanhas.

Alimentam-se à base de insectos que procuram no solo, entre ramos, folhas mortas e erva; comem também frutos e pequenos vertebrados. Caminham sobre os pés e conseguem descer das árvores de cabeça para baixo, graças às suas flexíveis articulações. Gostam de dormir/descansar em lugares elevados e em nichos. As fêmeas dão à luz ninhadas de uma a seis crias num ninho construído num tronco de árvore, entre Outubro e Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário