domingo, 9 de setembro de 2012

Ariranha


Nome: Ariranha
Nome científico: Pteronura brasiliensis
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Outros nomes: Lontra-gigante, lobo-do-rio, onça-d'água
Descrição: A ariranha é um mamífero mustelídeo, característico do pantanal e da bacia do rio Amazonas, na América do Sul. A ariranha é a maior espécie da subfamília Lutrinae (respetivo às lontras) e os machos podem chegar a medir entre 150 a 180 centímetros de comprimento, dos quais 70 compõem a cauda. Já nas fêmeas, verifica-se uma diminuição, entre os 100 e 150.  Os machos são também mais pesados que as fêmeas, chegando a oscilar entre os 26 e 32 kg, enquanto que as fêmeas pesam entre os 22 e 26 kg.
A ariranha tem olhos relativamente grandes, orelhas pequenas e arredondadas, patas curtas e espessas e cauda comprida e achatada. Os dedos das patas estão unidos por membranas interdigitais, que facilitam a natação. A pelagem é espessa, com textura aveludada e cor escura, excepto na zona da garganta onde apresentam uma mancha branca.
É uma espécie em perigo e a principal ameaça à sua sobrevivência é a desflorestação e a poluição dos rios, principalmente junto de explorações mineiras, que causam vítimas entre estes animais, que se alimentam, então, de peixe contaminado por metais. Ocorreram também algumas perdas devido à caça furtiva por causa da pele, em tempos passados.

Sem comentários:

Enviar um comentário