terça-feira, 1 de julho de 2014

tardígrado, o animal mais forte do mundo


descobertos em 1773 por J.A.E. Goeze, os tardígrados são pequenos animais invertebrados que medem entre 0,3 e 05, milímetros de comprimento. possuem 8 patas, cada uma delas com oito garras.
os tardígrados são considerados como os animais mais resistentes do mundo: podem sobreviver a uma temperatura de 150ºC e o seu corpo consegue aguentar uma pressão de 6000 atmosferas terrestres e enfrentar uma radiação 1000 vezes superior à que um ser humano aguentaria. 
para além disso, estes bichinhos podem sobreviver no vácuo do espaço: em 2007, foram enviados para fora da terra diferentes espécies de tardígrados que foram soltos no vácuo espacial durante algum tempo, onde sobreviveram a uma radiação tão forte que seria capaz de tostar um ser humano. mais de um terço dos tardígrados sobreviveu à radiação e regressaram à terra. 10% dos sobreviventes conseguiram reproduzir-se normalmente, recebendo o título de "o único animal capaz de sobreviver no vácuo espacial".
eles também podem entrar num modo de hibernação extremo, onde pausam todas as funções corporais e desidratam-se, podendo viver durante anos em locais inospitaleiros. essa hibernação possui um nome específico, criptobiose. os tardígrados podem dormir até 10 anos sem precisarem de se alimentar.

e quem dizia que o leão era o rei dos animais

1 comentário: