Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

gef, o mangusto falante (e outros)

se pensavam que só os papagaios e araras conseguiam falar, estão muito enganados. há relatos de animais como mangustos, focas e elefantes que podiam falar.
gef era um mangusto que vivia na casa da família irving. antes de descobrirem o animal, apenas se ouviam barulhos que se foram tornando mais intensos. quando descobriram o animal, eles ficaram pasmados, pensando que fosse um cão ou uma fuinha. o animal podia falar e introduziu-se como gef, um mangusto que nasceu um nova déli, em 1852. de acordo com a filha mais nova, voirrey, o gef tinha um tamanho de uma ratazana pequena com uma cauda peluda. o gef, como outro animal de família, tornou-se num animal doméstico que foi útil para a família irving e acabaram por ser amigos. ele tomava conta da casa enquanto a família estivesse fora. falava-lhes de algum animal ou de pessoas desconhecidas. fazia o trabalho de um gato, quando algum rato ou creatura do género estivesse em casa, o gef ia atrás dele, assustando-os. como recompensa, davam-lhe bananas e biscoitos, embora ele ás vezes fosse buscar os seus petiscos quando ninguém estivesse a ver.
alguns investigadores de paranormalidades procuraram o gef na casa da família irving, ainda nos anos 30. um dos investigadores, fodor, passou uma semana na casa dos irvings, não ouvindo nem vendo o gef, embora a família afirme que o gef seja real. depois da morte do pai, margaret e voirrey sairam de casa e puseram-na á venda. em 1946, leslie graham, o comprador da casa, viu na sua quinta um animal. deu-lhe um tiro e matou-o. ele afirmou que possivelmente teria matado o gef. voirrey morreu em 2005 e numa intervista que lhe fizeram, ela afirmou que o gef não tinha sido uma invenção.






gef não foi o único animal falante relatado, como já aqui disse.
temos também hoover, uma foca que repetia as frases que já tinha ouvido.







batyr, um elefante do cazaquistão que sabia mais de 20 frases. costumava empregar frases como 'batyr is hungry' ou 'batyr is good'. morreu em 1993, porque deram-lhe comida com droga acidentalmente















mishka, um husky que foi treinado para dizer frases como 'i love you', 'hello' e 'no'
são alguns dos mais famosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário