quinta-feira, 26 de julho de 2012

gronelandia sofre o maior degelo de sempre em 4 dias
























Dados captados por três satélites flagraram o que pode ser o mais amplo derretimento da camada de gelo que cobre a Groenlândia registrado nos últimos 30 anos. As informações foram analisadas por uma equipe da Nasa (agência espacial americana) e por cientistas de universidades.

Em 8 de julho deste mês, 40% da camada de gelo sofreu derretimento na superfície ou perto dela, segundo a Nasa. Em apenas quatro dias, o processo se acelerou. Em 12 de julho, 97% de toda a área da Groenlândia já apresentavam sinais de degelo.

Isso significa que quase toda a cobertura de gelo da Groenlândia, a partir de suas mais finas camadas nas margens costeiras até o centro da ilha, onde com camada de dois quilômetros de espessura de gelo, passou por algum grau de derretimento na superfície.

Segundo a Nasa, é comum que nesta época do ano, verão no Hemisfério Norte, cerca de 50% da superfície de gelo da Groenlândia passe por derretimento, mas o nível registrado agora surpreendeu os especialistas.

Os cientistas ainda não sabem se a água desse degelo vai congelar novamente ou se ela será perdida para o oceano. Caso se perca, ainda é cedo para afirmar o quanto poderá contribuir para o aumento do nível dos oceanos.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/satelite-flagra-maior-area-de-degelo-na-groenlandia-dos-ultimos-30-anos

Sem comentários:

Enviar um comentário