Páginas
▼
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Aardvark
Nome: Aardvark
Nome científico: Orycteropus afer
Ordem: Tubulidentata
Família: Orycteropodidae
Outros nomes: Orictérope, jimbo, porco-da-terra, porco-formigueiro e timba
Descrição: É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pêlos, e orelhas compridas e bicudas. A dentição do aardvark é única na classe dos mamíferos sendo esse o motivo pelo qual são classificados numa ordem à parte. O adulto tem 20 dentes distribuídos segundo a fórmula 0/0 0/0 2/2 3/3, constituídos por dentina e uma cavidade tubular. Os dentes não são revestidos e desgastam-se; para compensar, eles crescem continuamente. A língua, vermiforme, tem uma superfície pegajosa e pode chegar a ter 30 centímetros.
Os aardvarks consomem insetos, pequenos roedores e frutos mas a sua alimentação básica é composta por térmitas e formigas. Para comerem estes insectos e também como método de protecção contra predadores, os aardvarks desenvolveram uma capacidade excelente para escavar buracos e túneis no subsolo, podendo enterrar-se completamente no solo em menos de um minuto.
São animais noturnos e solitários que não marcam territórios, deslocando-se com frequência dentro do seu habitat em busca de fontes de alimento. Apenas fémeas mantêm uma morada fixa e mesmo assim, só durante a época de reprodução, que varia de acordo com a latitude em que vivem. A gestação dura em média 7 meses e resulta numa única cria, embora já tenham sido registados nascimentos de gémeos. As crias nascem dentro de tocas e mantêm-se escondidas por várias semanas. Aos seis meses, o aardvark começa a alimentar-se sozinho e a maturidade sexual é atingida aos dois anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário