sexta-feira, 25 de abril de 2014

criptozoologia: o que é?

 photo zyCRIPTOZOOLOGIA9_zps0fa376ca.png


numas postagens feitas anteriormente, retratei alguns seres que poucas pessoas avistaram, mas que juram na sua existência. esses mesmos seres também não são bem reconhecido pela ciência, visto que nem possuem um nome científico, uma ordem, um género ou uma família, embora, segundo os relatos, se assemelhem a um canídeo, primata ou felino. falo de alguns animais como este. são caracterizados como animais criptozoológicos, ou seja, são animais de existência duvidosa que só foram vistos por poucas pessoas, o que não lhes permite as suas datações como um animal comum, na ciência. também fiz uma postagem semelhante a esta no meu blog sobre o paranormal, este aqui.

para além da besta-de-gévaudan que linkei anteriormente, existem outros animais na mesma situação, como o monstro do lago ness, o chupacabra ou o demónio-de-jersey. embora existam relatos/fotografias/vídeos que possam confirmar a existência desses animais, eles ainda são um mistério.

mas o que é a criptozoologia, mesmo? simples. a criptozoologia é o nome que se dá ao estudo de animais lendários, mitológicos ou que tenham sido encontrados por algumas pessoas. além disso, a criptozoologia também estuda a existência de animais extintos nos dias de hoje. os mamutes e os tilacinos são um exemplo disso. algumas pessoas julgam ter encontrado exemplares vivos desses animais nos dias de hoje, porém nada está provado. embora possam haver dúvidas quando à credibilidade do estudo criptozoológico, há exemplos de animais encontrados que costumam ser referidos frequentemente pelos que estudam esse ramo biológico, como os celacantos, lulas-gigantes e outros animais reais que tenham sido considerados como inexistentes. a palavra surgiu da junção dos termos 'cripto', que significa 'oculto' e 'zoologia' que é a ciência que estuda os animais.


este é conhecido como a 'besta de bray road' e é descrito como um animal bípede semelhante a um lobo que habita em wisconsin. a foto é de má qualidade e poucas pessoas viram este ser. devido aos dados insuficientes sobre a criatura, esta ainda é um mistério.



embora a existência da lula-gigante tenha sido posta em causa há uns anos atrás, foi descoberta pela ciência e categorizada como um animal real. é um exemplo de animal criptozoológico de existência confirmada.



o regaleco ou peixe-remo já teve o seu lugar na criptozoologia e agora está confirmada a sua existência.




fotografia de um suposto verme-da-mongólia. a existência deste foi relatada pelos nómadas que habitaram o deserto de gobi.


os seguintes vídeos possuem fotos reais e falsas de diversos seres caracterizados como criptozoológicos. porém, outras criaturas como extraterrestres, sereias e animais mutantes são mostradas neste vídeo, embora não tenham nada a haver com a criptozoologia:







1 comentário: