domingo, 30 de março de 2014

Peixe-bruxa


Nome: Peixe-bruxa
Nome científico: Myxine glutinosa
Ordem: Myxiniformes
Família: Myxinidae
Outros nomes: Peixe-bruxa-do-atlântico, mixina-do-atlântico, enguia-de-casulo-do-atlântico

Descrição: O peixe-bruxa habita o oceano Atlântico, o mar Mediterrâneo e as águas da Carolina do Norte. Medem cerca de 76 centímetros de comprimento e não possuem olhos nem dentes. Possui, na boca, seis barbos que funcionam como sensores e apresentam filamentos branquiais em cada lado do seu corpo. Caçam invertebrados durante a noite, mas também se alimentam de carcaças de peixes. É capaz de produzir grandes quantidades de muco para o qual serve para remover alguns excessos no seu corpo. Pode ser encontrado em zonas cobertas de lodo, onde se escondem.
As gónadas situam-se numa cavidade abdominal e possui igualmente ovários e testículos. O animal nasce hermafrodita e posteriormente desenvolverá o seu sexo conforme o crescimento. Se a parte dianteira das gónadas se desenvolverem melhor, será fêmea, caso aconteça com as partes traseiras, será macho. No entanto, se ambas testemunharem uma evolução sustentável em simultâneo, o animal continuará hermafrodita, mas pode reproduzir. Caso permaneçam intactas, o peixe será estéril.
O peixe-bruxa foi votado, em 1982, como o peixe nacional da Noruega.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Agora já não me lembro de quais usei, mas entretanto atualizei a postagem e presumo que tenha usado estas fontes na altura:
      http://www.fishbase.org/summary/2513
      http://en.wikipedia.org/wiki/Myxine_glutinosa

      Eliminar