domingo, 16 de fevereiro de 2014

Os 10 animais com maior longevidade

No nosso planeta existem milhões de espécies de animais que diferem em todos os aspectos. Neste top 10, vou mostrar-vos alguns animais com uma grande longevidade, após uma pesquisa pela internet e enciclopédias de zoologia. Há quem diga que as tartarugas são os animais que vivem durante mais tempo. Será? Confere agora mesmo:


10- Elefante


Os elefantes são uns dos maiores mamíferos que já pisaram no chão da terra. Estes animais corpulentos podem chegar a viver até aos 69 anos. O que mais tempo viveu chegou aos 86 anos e foi um elefante-indiano.

9- Papagaios e araras

Existem diversas espécies de papagaios e araras, mas todas elas vêm a encontrar-se num só aspecto, que é a sua longevidade máxima: 80 anos.

8- Cisne

É algo inacreditável, mas aquelas aves brancas que são associadas ao amor e que são alimentadas com pão por alguns visitantes humanos, podem chegar a viver até aos 102 anos de vida.

7- Tuatara

O tuatara é um pequeno lagarto que já existe na terra desde a era Mesozóica cujo o seu tempo de vida máximo corresponde a 111 anos de vida.

6- Urubu

O urubu é uma ave americana necrófaga, semelhante aos abutres que toda a gente conhece, sendo até confundidos com eles. Podem viver até aos 118 anos.

5- Tartaruga-de-caixa
A tartaruga-de-caixa é um pequeno réptil terrestre e é a espécie mais conhecida das tartarugas. Este animal pode chegar a viver cerca de 123 anos.

4- Baleias
Image and video hosting by TinyPic
As baleias são mundialmente conhecidas por serem os maiores animais aquáticos de sempre. Estas criaturas gigantes vivem até aos 130 anos de vida.

3- Tartaruga-das-Galápagos

Afinal não é o animal que vive durante mais tempo! a Tartaruga-das-Galápagos é um dos maiores répteis da atualidade e chegam a viver até aos 200 anos de idade.

2- Peixe-vermelho-de-olhos-ásperos
Este pequeno peixe com um nome exageradamente grande possui um tempo de vida directamente proporcional ao seu nome: 205 anos. Pesquisa antes por "Sebastes aleutianus".

1- Tridacna

A tridacna é o maior bivalve de todo o mundo e é também o animal que vive durante mais tempo. Estas criaturas chegam até aos 400 anos de idade. Se vives na Oceania e viste uma tridacna, talvez ela tivesse idade para ser tua tetravó.

Bónus: Hidra
Hydra001.jpg
A hidra é um cnidário (do mesmo filo que os corais e as alforrecas) que vive em água doce. Mede apenas 10 milímetros e não envelhece, estando sempre a regenerar-se. Só morre se for atacada por algum outro animal. Não a incluí no top, porque apenas considerei os animais que têm um tempo de vida finito.

Bónus²: Turritopsis nutricula

A turritopsis nutricula é uma medusa, que tal como a hidra, é muito pequena e pode viver para sempre. O seu ciclo de vida regenera-se após atingir a maturidade sexual. Também morre se e só se for alvo de ataque físico.

26 comentários:

  1. Algum cientista deveria pesquisar o que faz a Turritopsis regenerar-se, para tentar regenerar tecidos humanos. Já imaginou se alguém descobrir um jeito de humanos viverem eternamente jovens, só morrendo se alguém ou algum acidente matar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meu ver, isso afetaria muito a vida no mundo. Na distribuição de alimentação, economia, e muitos outros bens, o mundo chegaria a um ponto final de subsistência. Atualmente, a terra já está abarrotada com população mortal, então com população imortal, seria uma confusão problemática a todos os níveis.
      Se os cientistas decidirem utilizar propriedades dos animais para curar doenças, isso tudo bem, concordo, mas para a imortalidade, seria melhor manter no ritmo atual.

      Eliminar
    2. Provavelmente já existe a fórmula para vida eterna, mas é óbvio q não pode ser divulgada pq seria um caos e iria gerar guerras ,etc.

      Eliminar
    3. A Natureza é perfeita sem interferência do homem!! A vida completa um ciclo quando chega ao fim... Não fomos feitos para viver eternamente!

      Eliminar
    4. Imagina um líder politico e tirano com uma formula da vida eterna!!! Quanto mal causaria a humanidade!

      Eliminar
    5. e se bem que teria que considerar que esses animais são muito mais simples se comparado ao ser humano logo a questão de regeneração de tecidos etc e bem mais facil nesse animais

      Eliminar
    6. Simples, se o humano tivesse uma longevidade grande o suficiente, tempo não seria um problema, então viagem para outros planetas seriam possiveis e por fim com humanos habitando outros planetas a terra continuaria seu ciclo tranquilamente

      Eliminar
    7. a única forma de vida eterna e Deus, o resto e carnisa.

      Eliminar
    8. Ia ser um lixo isso!
      Estamos aqui pra morrer.

      Eliminar
  2. Uma lista de animais que vivem mais e não incluir o ser humano?? Amador

    ResponderEliminar
  3. Uma lista de animais que vivem mais e não incluir o ser humano?? Amador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A temática do blog centra-se apenas em animais ditos "irracionais", o que exclui o ser humano, efetivamente

      Eliminar
  4. Gostaria de ser uma Turritopsis
    É uma pena a raça humana viver tão pouco :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pouco? vc acha que viver em media 75 anos é pouco? ent diga isso aos animais que vivem menos de um mes

      Eliminar
  5. Esse tipo de tratamento ja existe mas é só para milionários

    ResponderEliminar
  6. Eu no momento sou eterno....não tenho como cair morto uma pindura só.

    ResponderEliminar
  7. EU QUERIA QUE MEU CUZINHO FOSSE ETERNO PRA EU DAR ELE PRA SEMPRE

    ResponderEliminar
  8. Quanto podemos perceber a quantidade de ser humano futil tem neste planeta. Cada comentários idiotas num assunto tão serio e bacana como este.

    ResponderEliminar
  9. O animal q mais vive é a lagartixa kkķkkkkkk

    ResponderEliminar
  10. Informações curiosas ... muito importantes...

    ResponderEliminar