Assim que pensamos na palavra "dinossauro", vem-nos à cabeça a imagem de animais corpulentos e enormes, que dominavam o nosso planeta há milhões de anos atrás. Atualmente, tudo o que nos resta deles são os seus fósseis, impressionantes, que evidenciam a existência de enormes criaturas muito antes de o ser humano e até mesmo o macaco terem vindo a surgir. Foram os dinossauros os animais que mais tempo viveram sobre a Terra. Neste top 10, serão apresentados, por ordem crescente, os maiores dinossauros até agora descobertos pela ciência.
Animais como o quetzalcoatlus, basilosaurus e elasmosaurus não serão incluídos neste top 10 pelo facto de não serem dinossauros, mas sim répteis e mamíferos (no caso do basilosaurus).
10- Antarctosaurus
Devido a descobertas fósseis incompletas e em mau estado do antarctosaurus, é difícil determinar o seu tamanho exato deste dinossauro argentino, daí haver uma grande discrepância nas estimativas do seu comprimento, variando estas entre os 18 e os 30 metros.
9- Brachiosaurus
Um dos dinossauros mais bem conhecidos de todos os tempos e o saurópode mais facilmente reconhecido pelas pessoas possuía um comprimento que variava entre 26 a 30 metros e uma altura também variável, oscilando entre 18 e 20 metros.
8- Supersaurus
Com um nome destes, era presumível que alguém o considerasse como sendo realmente o maior dinossauro de todos os tempos. No entanto, não é bem assim, dado que esta criatura apresenta um tamanho, em comprimento, variável entre 33 e 34 metros, o que é ainda relativamente pequeno, comparando com os animais abaixo. Uma das espécies da família do supersaurus, o dinheirosaurus, é um dinossauro que foi descoberto em Portugal.
7- Elaltitan
Deste dinossauro, só foram encontrados alguns ossos muito específicos, como os respetivos a uma pata, às ancas, calcanhares, cotovelo, junto com vértebras da cauda e do dorso. Dadas as grandes dimensões dos mesmos, os resultados obtidos de um cálculo completo do tamanho do animal conferiram-lhe 34 metros de comprimento e 65 toneladas.
6- Sauroposeidon
O seu nome significa "lagarto de Poseidon", o deus grego dos mares e dos oceanos. Foi descoberto a partir de uma vértebra do pescoço, encontrada em Oklahoma, que possuía um tamanho considerável. Assim, estimou-se que possuísse um comprimento por volta dos 34 metros e uma massa que oscilaria entre 50-60 toneladas.
5- Puertasaurus
Tal como o Antarctosaurus, o Puertasaurus habitou na região que é atualmente a Argentina. Das escavações feitas, só foram descobertas quatro vértebras do pescoço, uma da cauda e outra das costas, sendo esta a maior de todas, com cerca de 1,68 metros de largura e 1,06 metros de altura, resultando numa criatura enorme, cujo tamanho variaria entre os 35 e os 40 metros de comprimento.
4- Argentinosaurus
Como o próprio nome refere, este dinossauro vivia na Argentina. Durante as escavações dos seus fósseis, foram descobertos variados ossos, como tíbias, costelas, vértebras e ossos da pélvis, que ajudaram bastante na definição da representação atual da figura do animal. O argentinosaurus media uns impressionantes 45 metros de comprimento.
3- Bruhathkayosaurus
Este dinossauro foi descoberto na Índia. Os seus restos fósseis conseguem facilmente evidenciar o tamanho gigantesco desta criatura, que possuía uma tíbia com 2 metros de comprimento. Junto com os outros ossos, definiu-se o comprimento do Bruhathkayosaurus como sendo de uns incríveis 51 metros.
2- Seismosaurus
Com 55 metros de comprimento, o seismosaurus pode ser considerado, para algumas pessoas, como o maior dinossauro de todos. No entanto, as evidências fósseis descobertas são insuficientes para definir o tamanho exato do animal. Ao utilizar a sua cauda como um chicote, teria podido matar um predador facilmente.
1- Amphicoelias fragilimus
A única evidência existente deste titã é um arco neural ligado a um fragmento da espinha dorsal, que foi descoberto em 1877, no Garden Park, Colorado e media cerca de 2,7 metros de altura. No entanto, dado que os restos fósseis foram perdidos a determinada altura, as únicas evidências atuais sobre a criatura residem em desenho e anotações escritas. As medidas efetuadas definiram o amphicoelias fragilimus como sendo um dinossauro de 60 metros de comprimento, tornando-se, assim, o maior animal de todos os tempos, ainda que a sua existência seja duvidosa.
Bónus:
Dreadnoughtus schrani
Esta é a única espécie descrita do género dreadnoughtus, cujo nome significa "temente de nada". Tal como os saurópodes do top 10, o dreadnoughtus schrani é atualmente reproduzido através de algumas evidências fósseis: ossos, como o fémur, úmero, vértebras e tecidos como tendões, que foram descobertos na área da Patagónia na Argentina e através dos cálculos obtidos pelas medições efetuadas, este dinossauro media 26 metros de comprimento, sendo quase do tamanho de um avião grande. Ainda para mais, os cientistas que o estudaram consideraram que, tendo em conta os fósseis observados, o animal ainda não tinha atingido as suas dimensões máximas, tornando o seu verdadeiro tamanho um mistério.
Portanto, tendo em conta o conteúdo de determinadas fontes, são estes os maiores dinossauros que já alguma vez habitaram o nosso planeta. Se, no entanto, deixei escapar algum que poderia enquadrar-se perfeitamente neste top 10, não se acanhem e comentem.