sábado, 28 de junho de 2014

papagaio-do-mar-cristado

Image and video hosting by TinyPic
nome: papagaio-do-mar-cristado
nome científico: fratercula cirrhata
ordem: charadriiformes
familia: alcidae
outros nomes: ---
descrição: o papagaio-do-mar-cristado é uma ave aquática que pode ser encontrada no norte do oceano pacífico. difere-se dos restantes papagaios-do-mar por causa do seu bico grande e avermelhado, dos tufos amarelos que possui na cabeça e pelo corpo ser totalmente preto. pesa em torno de 72 gramas e mede 35 centímetros de comprimento. têm asas pequenas que são adaptadas para o mergulho e natação subaquática. no entanto, possuem músculos rijos na região do peito que lhes permite um rápido batimento de asas, que pode ser mantido durante longos períodos de tempo. esta espécie alimenta-se de peixe, que costuma capturar quando mergulha num voo rápido. os adultos comem, ocasionalmente, lulas e outros invertebrados. podem armazenar grandes quantidades de alimento no seu bico para conseguirem transportar a comida para o ninho facilmente.

papagaio-do-mar


nome: papagaio-do-mar
nome científico: fratercula arctica
ordem: ciconiiformes
família: alcidae
outros nomes: fradinho
descrição: o papagaio-do-mar é uma ave marinha que pode ser encontrada no litoral do atlântico norte e é também o único membro da família alcidae que habita nessa área. é caracterizado pelo seu bico largo tricolor. possui uma cor preta no dorso e branca na região do abdómen. o seu nome, "fradinho" surgiu do andar peculiar da ave, que lembra um frade. medem cerca de trinta centímetros e alimentam-se basicamente de crustáceos e peixes pequenos. os papagaios-do-mar passam o outono e o inverno nos mares frios do norte e regressa às zonas costeiras no início da primavera. aninham em falésias, onde cavam uma toca e despositam um único ovo branco. a cria alimenta-se de peixes e cresce rapidamente. cerca de 6 semanas depois, os filhotes nadam para longe das zonas costeiras e não voltam a terra por vários anos.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

animal mistério nº44

parece que está submerso num pântano:
Image and video hosting by TinyPic

animal mistério nº43- canindé


nome: canindé
nome científico: ara ararauna
ordem: psittaciformes
família: psittacidae
outros nomes: arara-canindé, arara-amarela e ararai
descrição: a canindé é uma das mais conhecidas representantes da família das araras, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas culturas indígenas e é muito apreciada como animal de estimação. habita na américa central, brasil, paraguai e bolívia. estas aves pesam cerca de 1,1 quilogramas e chegam a medir até 90 centímetros de comprimento, com nuca e asas azuis e ventre amarelo, assim como a penugem que reveste as patas. o alto da cabeça é verde, fileiras de penas faciais negras sobre o rosto calvo e branco, olhos de íris amarela e garganta negra. as suas patas possuem dois pares de dedos opostos, o que lhes dá grande destreza para escalar árvores e mexer nos alimentos.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

perereca-de-vidro


nome: perereca-de-vidro
nome científico: hyalinobatrachium uranoscopum
ordem: anura
família: centrolenidae
outros nomes: ---
descrição: a perereca-de-vidro é uma espécie de anfíbio que pode ser encontrado na argentina e no brasil: habita desde o espírito santo até o norte do rio grande do sul. é arborícula, vive na mata ciliar de floresta bem conservadas e possui pouca resistência à poluição. o seu nome comum deve-se à transparência da pele, mais notável no abdómen, que permite ver seus órgãos internos. vivem em grupos de até cinco indivíduos e os machos coaxam durante a noite sobre folhas de vegetação de pequenos arroios. as fêmeas colocam entre 20 a 30 ovos com duração de 48 a 72 horas para eclodirem. as suas larvas são encontradas em folhas e detritos do leito de arroios.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

morcego-branco-das-honduras


nome: morcego-branco-das-honduras
nome científico: ectophylla alba
ordem: chiroptera
família: phyllostomidae
outros nomes: ---
descrição: o morcego-branco-das-honduras é um pequeno mamífero voador caracterizado pela sua plumagem branca e pelo nariz bicudo. é a única espécia actualmente conhecida do género ectophylla. as regiões do focinho e das orelhas são amarelas e alimenta-se parcialmente de frutas. somente é encontrado na américa central (honduras, costa rica, nicarágua e panamá), mais propriamente em regiões elevadas e densas com árvores altas, a cerca de 700 metros acima do nível do mar. o morcego-branco-das-honduras constrói o seu ninho em folhas de helicónias, e a fêmea dá à luz apenas um filhote que aprende a voar com 3 semanas. eles vivem em pequenos grupos de até 12 indivíduos. é um animal pequeno, chegando a medir, no máximo, pouco mais de 4 centímetros de comprimento.
como a pam acertou no animal mistério anterior, pediu que este animal fosse analisado no site.

parabéns ao pokéxico

talvez a maioria de vocês já saiba que no dia de hoje, 18 de junho, o 2º gerente do blog, pokéxico completa mais um ano na sua vida! well, feliz aniversário e um próspero ano novo!

terça-feira, 17 de junho de 2014

animal mistério nº43

a que animal pertence esta olho? reparem no padrão das suas cores, talvez vos seja familiar.

domingo, 15 de junho de 2014

animal mistério nº42- coiote


nome: coiote
nome científico: canis latrans
ordem: carnivora
família: canidae
outros nomes: ---
descrição: o coiote é um mamífero canídeo que podem ser encontrados apenas na américa do norte e central , mais propriamente no leste do alasca, na região ocidental do canadá, em grande parte do oeste dos eua e da américa central. os coiotes geralmente vivem sozinhos, mas podem organizar-se em matilhas ocasionalmente. os coiotes vivem em média 6 anos. estes animais não possuem dificuldades em adaptar-se num determinado ambiente: eles são encontrados particularmente nos desertos, nas florestas, montanhas, planícies e regiões de clima tropical. a sua alimentação é essencialmente à base de carne. os coiotes têm preferência por coelhos, veados, alces, pássaros, cobras, lagartos, peixes, ovelhas, bezerros e todo tipo de carniça que encontram. no entanto, eles alimentam-se também de algumas frutas e pequenas ervas locais.
neste animal mistério, a vencedora foi a pam.

sábado, 14 de junho de 2014

proteu-preto


nome: proteu-preto
nome científico: proteus anguinus parkelj
ordem: caudata
família: proteidae
outros nomes: ---
descrição: o proteu-preto é uma das duas únicas subespécies reconhecidas do proteu (contando também com o proteu comum). habita nas águas subterrâneas de črnomelj, na eslovénia, em áreas mais pequenas do que as que o proteu comum habita. foi descoberto em 1986 por membros do instituto esloveno de pesquisa do karst, que exploravam as águas da nascente de karst dobličice. a sua pele possui uma cor negra ou castanha escura e tem uma cabeça mais pequena que a do proteu. pode medir até 35 centímetros de comprimento. os seus olhos são quase desenvolvidos, mas pequenos se comparados com os de outros anfíbios. neles, apresenta cones sensíveis ao vermelho, azul e ao ultravioleta.

proteu


nome: proteu
nome científico: proteus anguinus
ordem: caudata
família: proteidae
outros nomes: salamanda branca ou salamandra das cavernas.
descrição: o proteu é um anfíbio que habita nas águas subterrâneas das cavernas, perto dos alpes dináricos, na europa. é o único anfíbio cordado europeu que habita exclusivamente em zonas sem luz nas cavernas. é por vezes alcunhado de peixe humano pelos habitantes locais devido à parecença da sua cor de pele com a dos humanos. a característica mais notável deste animal, é a sua adaptação a uma vida em escuridão completa no seu habitat subterrâneo. os seus olhos são subdesenvolvidos, tornando-os cegos, enquanto que os seus outros sentidos, como o olfacto e a audição, são bastante apurados. não apresenta nenhuma pigmentação na sua pele e, ao contrário da maior parte dos anfíbios, o proteu é exclusivamente aquático: come, dorme e reproduz-se debaixo de água. este anfíbio nada ao serpentear o seu corpo. pode chegar a medir entre os 20 e 30 centímetros de comprimento.

terça-feira, 10 de junho de 2014

painho-de-cauda-quadrada


nome: painho-de-cauda-quadrada
nome científico: hydrobates pelagicus
ordem: procellariiformes
família: hydrobatidae
outros nomes: ---
descrição: o painho-de-cauda-quadrada é uma ave marinha, distinguível por ser um pouco mais pequeno do que os outros painhos; também possui um voo mais rápido. o seu pequeno tamanho e a plumagem preta com uma reduzida plumagem branca podem fazer lembrar uma andorinha-dos-beirais. tal como os restantes painhos, esta é uma ave de hábitos marinhos, que passa a maior parte da sua vida no mar e apenas vem à terra para nidificar. no entanto, na época de reprodução é uma ave de hábitos nocturnos, para evitar a predação por parte de outras aves como gaivotas, petréis e moleiros. o painho-de-cauda-quadrada nidifica em ilhas pouco acessíveis no atlântico norte e também no mediterrâneo ocidental (como por exemplo, nas ilhas baleares). os maiores aglomerados populacionais situam-se na irlanda, na escócia e nas ilhas feroé, sendo neste último arquipélago, onde se situa a maior colónia do mundo (na ilha de nólsoy).

pulga-do-mar


nome: pulga-do-mar
nome científico: talitrus saltator
ordem: amphipoda
família: talitridae
outros nomes: pulga-da-areia
descrição: a pulga-do-mar é uma espécie de crustáceo anfípode que vive nas praias do litoral atlântico e do mar mediterrâneo, onde escavam tocas na areia. é nomeada como "pulga" pelos saltos súbitos que dá e por se assemelhar com uma. alimentam-se de detritos orgânicos em decomposição deixados à beira-mar, como algas arrastadas pela maré. possui dimorfismo sexual, onde as fêmeas medem entre 8 a 16 milímetros de comprimento e os machos podem chegar até aos 22 milímetros. possui um par de antenas em frente à cabeça, uma maior do que a outra. as pulgas-do-mar dão saltos quando se sentem ameaçadas por uma flexão rápida do abdómen, onde requer que o animal esteja apoiado sobre as patas, para poder extender o abdómen facilmente.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

animal mistério nº42

este é muito parecido com outros animais da mesma família e também é conhecido num certo desenho animado que todos vocês devem conhecer:
Image and video hosting by TinyPic

animal mistério nº41- borboleta-da-coronilha


nome: borboleta-da-coronilha
nome científico: morpho catenarius
ordem: lepidoptera
família: nymphalidae
outros nomes: azulão e janeira
descrição: a borboleta-da-coronilha é um insecto da família das borboletas, como o seu nome indica. é distinguível pela sua coloração azul-clara com filas de pintas negras e pontas também da mesma cor. o seu nome é uma referência ao facto da sua lagarta se alimentar de folhas de cornilha e o nome alternativo "azulão" surgiu da cor das asas da borboleta. possui uma envergadura com cerca de 10 centímetros. elas podem ser encontradas em minas gerais, no brasil.

sábado, 7 de junho de 2014

pulgão-da-espiga


nome: pulgão-da-espiga
nome científico: macrosiphum avenae
ordem: hemiptera
família: aphididae
outros nomes: afídeo-do-grão
descrição: o pulgão-da-espiga é um pequeno insecto, que, tal como o seu nome indica, atacam especialmente as espigas e as folhas do trigo, sendo parasitas prejudiciais para esta cultura. os adultos que são ápteros medem de 1,3 a 3,3 milímetros de comprimento e têm, geralmente, corpo fusiforme. a sua cor varia entre o verde e o castanho avermelhado. possuem antenas negras e cornículas um pouco maiores que a cauda. as asas, (que não costumam crescer em todos os exemplares de pulgões-da-espiga) medem de 1,6 a 2,9 milímetros de comprimento e têm uma cor transparente, com marcas intersegmentais negras, distintas na superfície superior do abdómen. estas espécies vivem exclusivamente em plantas gramíneas. os seus ovos eclodem por volta de março. a maioria das populações que sobrevive no inverno costuma abastecer-se de cereais e ervas selvagens.

terça-feira, 3 de junho de 2014

pulga-do-rato


nome: pulga-do-rato
nome científico: xenopsylla cheopis
ordem: siphonaptera
família: pulicidae
outros nomes: ---
descrição: a pulga-do-rato é uma espécie de insecto que é distribuída geograficamente nas regiões tropicais e subtropicais e em zonas temperadas. é a espécie de pulga mais encontrada em ratos, sendo estes os hospedeiros mais comuns. este insecto é o principal responsável pela transmissão da peste bubónica ou peste negra (entre ratos e destes para o homem). o agente etiológico da peste é a bacteria yersinia pestis, transmitida ao homem pela picada da pulga-do-rato. pelas fezes, essas pulgas transmitem tifo murino, uma doença infecciosa aguda causada pela rickettsia tiphi, uma doença própria dos ratos, mas que, eventualmente atinge o homem quando trabalha em locais infestados por ratos. alimentam-se do sangue dos seus hospedeiros e mede cerca de 3 milímetros de comprimento.

domingo, 1 de junho de 2014

animal mistério nº41

a que animal pertencerá esta asa azul?
Image and video hosting by TinyPic

animal mistério nº40- ténia


nome: ténia-do-boi
nome científico: taenia saginata
ordem: cyclophylidea
família: taeniidae
outros nomes: solitária
descrição: a ténia é um verme platelminto, que é um parasita de diversos animais vertebrados, como o boi, a vaca o cão e até o ser humano. a ténia tem uma pequena cabeça com quatro ventosas e uma dupla coroa de ganchos. não têm olhos nem boca. a sua cabeça é chamada de escólex e o resto do corpo é formado de segmentos, denominados de proglótides.as ténias usam os seus ganchos para prender-se à parede intestinal do hospedeiro, e como não possui um sistema digestivo, ela absorve diretamente a comida que alimenta o hospedeiro. a partir daí, começam a formar-se novas proglótides atrás da escólex. se o seu crescimento não for interrompido, alguns exemplares poderão alcançar comprimento superior a 10 metros. os seu ovos são libertados quando a proglótide se destaca do animal no lúmen intestinal ou no exterior quando a proglótide se começa a desintegrar. são excretados com as fezes humanas. os animais que se alimentam de água ou de detritos (porco) ou erva (vaca) contaminados são infectados. daí começam-se a gerar ovos que penetram na mucosa intestinal, e disseminam-se pelo sangue até os tecidos, onde se estabelecem principalmente no músculo, fígado e cérebro. se a carne mal cozinhada de um destes animais for ingerida, o consumidor também ficará infectado. pode viver dentro de um corpo durante 30 anos.

pulgão-da-batata


nome: pulgão-da-batata
nome científico: macrosiphum euphorbiae
ordem: hemiptera
família: aphididae
outros nomes: pulgão-das-solanáceas ou pulgão-verde-da-batata
descrição: o pulgão-da-batata é um insecto que vive na américa, europa e ásia, em lugares onde as batatas e outros legumes são plantados. medem entre 1,7 a 3,6 mimímetros de comprimento e caracterizam-se pelos seus membros bastante longos, o mesmo acontece com as cornículas e a cauda. a sua coloração vai do verde claro ao vermelho rosado, este mais comum nas fêmeas. por vezes apresentam uma lista escura no centro do dorso, especialmente entre as crias mais jovens. as asas medem de 1,7 a 3,4 mm de comprimento. costumam sobreviver no inverno utilizando vários meios: pondo ovos em plantas como as rosas, estagiando em diversas ervas e rebentos de batata, bem como em alfaces de estufa. entre maio e junho, migram para batateiras e outras culturas. se o seu número aumentar muito, pode ocorrer uma segunda migração em julho. já no outono, as migrações são mais reduzidas. é, de facto, uma espécie que possui uma grande variedade de fontes alimentares, comendo mais de 200 espécies de 20 famílias de plantas distintas, ainda que prefiram as solanáceas, como o seu nome indica.