Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

palanca-azul


nome: palanca-azul
nome científico: hippotragus leucophaeus
ordem: artiodactyla
família: bovidae
outros nomes: antílope-azul
descrição: a palanca-azul foi um mamífero da família dos antílopes que viveu nas savanas sul-africanas. este animal foi caçado até ser extinto, por volta do século XIX, devido à sua carna e à sua pele pelos europeus quando entraram no território africano. é o primeiro mamífero de grande porte a ser extinto na áfrica. existem apenas 4 representações de palancas-azuis em museus em viena, estocolmo, paris e em leida, junto com alguns crânios e chifres. os machos eram maiores que as fêmeas, chegando a medir 3 metros de comprimento, enquanto que elas mediam cerca de 2,8 metros e pesavam em torno de 160 kg. ele tinha um pescoço relativamente comprido e uma pequena crina. como as outras palancas, esta obtinha os seus componentes líquidos a partir das plantas de que se alimentavam, podendo passar vários dias sem beber. apenas durante as épocas secas é que estes animais procuravam água ou plantas mais frescas.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

criptozoologia: o que é?

 photo zyCRIPTOZOOLOGIA9_zps0fa376ca.png


numas postagens feitas anteriormente, retratei alguns seres que poucas pessoas avistaram, mas que juram na sua existência. esses mesmos seres também não são bem reconhecido pela ciência, visto que nem possuem um nome científico, uma ordem, um género ou uma família, embora, segundo os relatos, se assemelhem a um canídeo, primata ou felino. falo de alguns animais como este. são caracterizados como animais criptozoológicos, ou seja, são animais de existência duvidosa que só foram vistos por poucas pessoas, o que não lhes permite as suas datações como um animal comum, na ciência. também fiz uma postagem semelhante a esta no meu blog sobre o paranormal, este aqui.

para além da besta-de-gévaudan que linkei anteriormente, existem outros animais na mesma situação, como o monstro do lago ness, o chupacabra ou o demónio-de-jersey. embora existam relatos/fotografias/vídeos que possam confirmar a existência desses animais, eles ainda são um mistério.

mas o que é a criptozoologia, mesmo? simples. a criptozoologia é o nome que se dá ao estudo de animais lendários, mitológicos ou que tenham sido encontrados por algumas pessoas. além disso, a criptozoologia também estuda a existência de animais extintos nos dias de hoje. os mamutes e os tilacinos são um exemplo disso. algumas pessoas julgam ter encontrado exemplares vivos desses animais nos dias de hoje, porém nada está provado. embora possam haver dúvidas quando à credibilidade do estudo criptozoológico, há exemplos de animais encontrados que costumam ser referidos frequentemente pelos que estudam esse ramo biológico, como os celacantos, lulas-gigantes e outros animais reais que tenham sido considerados como inexistentes. a palavra surgiu da junção dos termos 'cripto', que significa 'oculto' e 'zoologia' que é a ciência que estuda os animais.


este é conhecido como a 'besta de bray road' e é descrito como um animal bípede semelhante a um lobo que habita em wisconsin. a foto é de má qualidade e poucas pessoas viram este ser. devido aos dados insuficientes sobre a criatura, esta ainda é um mistério.



embora a existência da lula-gigante tenha sido posta em causa há uns anos atrás, foi descoberta pela ciência e categorizada como um animal real. é um exemplo de animal criptozoológico de existência confirmada.



o regaleco ou peixe-remo já teve o seu lugar na criptozoologia e agora está confirmada a sua existência.




fotografia de um suposto verme-da-mongólia. a existência deste foi relatada pelos nómadas que habitaram o deserto de gobi.


os seguintes vídeos possuem fotos reais e falsas de diversos seres caracterizados como criptozoológicos. porém, outras criaturas como extraterrestres, sereias e animais mutantes são mostradas neste vídeo, embora não tenham nada a haver com a criptozoologia:







animal mistério nº37

mais uma espécie de animal bastante fácil de adivinhar, sobretudo pelo seu padrão de cores:
Image and video hosting by TinyPic

animal mistério nº36- açor


nome: açor
nome científico: accipiter gentilis
ordem: accipitriformes
família: accipitridae
outros nomes: ---
descrição: o açor é uma ave de rapina, endémica de todas as regiões temperadas dos hemisfério norte. o seu nome surgiu da palavra latina "acceptore", que significa "o que voa rapidamente". esta ave aparece na bandeira dos açores. o arquipélago dos açores deve o seu nome à ave, porque quando os descobridores do arquipélago lá chegaram pensaram ver açores. mais tarde, concluiriam que as aves eram milhafres. é parecido com o falcão, com um comprimento de aproximadamente 50 centímetros, de cor preta e região ventral branca com riscas negras, uma cauda cinzenta manchada de branco e patas amarelas. o açor caça outras aves mais pequenas que ele e mamíferos, sendo predadores oportunistas. durante a época de acasalamento é mais fácil observar o açor. nessa altura, o seu chamamento é parecido com o das gaivotas, que o torna fácil de ser localizado.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

pargo

 photo pargo_zps0eef9edf.jpg
nome: pargo
nome científico: pagrus pagrus
ordem: perciformes
família: sparidae
outros nomes: calunga
descrição: o pargo é uma espécie de peixe que habita no mar mediterrâneo e na costa da américa. têm um corpo arrendondado e achatado verticalmente e também apresenta dentes caninos. possuem uma coloração vermelha ou laranja, com barbatanas amarelas e pontos azuis na ponta de cada uma. estes peixes alimentam-se de crustáceos e moluscos. é um dos peixes mais consumidos pelo homem devido à sua carne que é bastante apreciada. devido à pesca intensiva, os pargos são considerados animais em perigo de extinção.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

peixe-gota


nome: peixe-gota
nome científico: psychroluter marcidus
ordem: scorpaeniformes
família: psychrolutidae
outros nomes: peixe-bolha
descrição: o peixe-gota é um pequeno animal aquático que habita as águas abissais das costas da austrália e da tasmânia. devido ao facto de viver nas profundezas marítimas, é raramente visto por seres humanos. o peixe-gota tem a capacidade de suportar a pressão alta destas profundezas porque seu corpo é como uma massa gelatinosa que tem uma densidade pouco menor do que a da água. isto dá-lhe a capacidade de flutuar sem gastar muita energia. esta falta de músculos não é uma desvantagem porque o ajuda a ingerir o alimento que flutua à sua frente. eles não medem mais que 30 centímetros de comprimento e alimentam-se de caranguejos e algumas espécies de corais. quando põe os seus ovos, o peixe fica em cima deles até que eclodam. é considerado um animal em vias de extinção por ser predado por alguns animais. o peixe-gota foi eleito, numa iniciativa da ugly animals preservation society em 2013, como o "animal mais feio do mundo", que chamou à atenção às pessoas sobre o risco de extinção que o animal corre.
animal analisado a pedido da pam por ter acertado no animal mistério nº35.

animal mistério nº36

neste vou dar uma pista, talvez relevante: o nome deste animal faz lembrar dois locais específicos em portugal (pelo menos, os que "saltam à vista"):
Image and video hosting by TinyPic

animal mistério nº35- lémur-de-cauda-anelada


nome: lémur-de-cauda-anelada
nome científico: lemur catta
ordem: primates
família: lemuridae
outros nomes: ---
descrição: o lémur-de-cauda-anelada é um primata com grandes dimensões e é também o lémur mais conhecido devido à sua cauda anelada de cores preta e branca. tal como os outros lémures é originário da ilha de madagáscar, onde habita florestas e outras zonas com abundância em árvores, nas regiões mais a sul na ilha. é omnívoro, alimentando-se de frutas, folhas de árvores, aranhas, insectos flores e pequenos répteis/aves. o lémur-de-cauda-anelada é um animal social, vivendo em grupos até 30 indivíduos. as fêmeas dominam os grupos, uma característica comum nos lémures mas pouco comum nos outros primatas. eles dependem fortemente do sentido do olfacto e marca o seu território através de glândulas odoríferas. os machos têm uma forma peculiar de marcação a partir de cheiros e participam num comportamento de luta de odores, erguendo a cauda com o seu odor e provocando lufadas de cheiro contra os adversários. estes animais, para comunicarem entre si utilizam vários tipos de vocalizações diferentes, cada uma com funções diferentes. parte do seu nome científico, 'catta' deriva das semelhanças entre as vocalizações dos lémures-de-cauda-anelada e os gatos. são animais bastante inteligentes, podendo entender operações aritméticas.
a pam acertou neste passatempo, de resto ela já sabe o que fazer.

terça-feira, 15 de abril de 2014

pavão-faisão-de-palau

File:Palawan Peacock Pheasant - male.jpg
nome: pavão-faisão-de-palau
nome científico: polyplectron napoleonis
ordem: galliformes
família: phasianidae
outros nomes: ---
descrição: o pavão-faisão-de-palau é uma ave de tamanho médio que habita a região de palau, nas filipinas. estas aves medem cerca de 50 centímetros de comprimento e alimentam-se maioritariamente de insectos e invertebrados como baratas, larvas, centopeias, térmitas, tesourinhas e até mesmo anfíbios pequenos e frutas. as fêmeas colocam 2 ovos e os dois pais protegem as crias até chegarem aos dois anos de vida. os machos desempenham o papel de zelador do ninho onde de encontram as crias. como as outras aves que pertencem a família deste animal, os machos apresentam uma coloração diversa e brilhante, possuindo pintas azuis e roxas nas suas asas negras, incluindo na cauda. também tem uma crista preta. já as fêmeas, possuem uma plumagem acastanhada e no peito tem uma cor de sépia. também têm uma crista no topo da cabeça.

sábado, 12 de abril de 2014

bonobo


nome: bonobo
nome científico: pan paniscus
ordem: primates
família: hominidae
outros nomes: chimpanzé-pigmeu
descrição: o bonobo é um primata que habita a bacia do congo, a república democrática do congo, na áfrica central. distingue-se dos outros primatas pelas patas relativamente longas, lábios cor-de-rosa e o rosto acastanhado. é um animal omnívoro e habita em florestas e áreas pantanosas. o bonobo é popularmente conhecido pelo seu comportamento sexual. eles têm relações sexuais para atenuar os conflitos, afeto, excitação e para redução do stress. juntamente com o chimpanzé-comum, o bonobo é o ser vivo actual mais próximo geneticamente do ser humano. a massa corporal dos machos varia entre os 34 a 60 kg, e a das fêmeas é 30 kg. apesar de possuir o nome 'chimpanzé-pigmeu', os bonobos não são mais pequenos que os chimpanzés. a palavra "pigmeu" surgiu devido ao povo pigmeu que vive na mesma área que os bonobos. eles costumam fazer, como os humanos, gestos que identifiquem os seus actos. alimentam-se de frutas, folhas, insectos e roedores. já foi registado o facto da existência de canibalismo entre os bonobos, embora seja um acontecimento raro.
este animal foi analisado a pedido da pam por ter vencido o animal mistério nº33.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

animal mistério nº35

este é o novo animal mistério desta semana. a que animal pertence esta cauda? é bastante fácil:
Image and video hosting by TinyPic

animal mistério nº34- diabo-espinhoso


nome: diabo-espinhoso
nome científico: moloch horridus
ordem: squamata
família: agamidae
outros nomes: ---
descrição: o diabo-espinhoso é um réptil que habita na austrália ocidental e central. é actualmente a única espécie conhecida que pertence ao género 'moloch'. apresentam dimorfismo sexual, sendo que as fêmeas são maiores que os machos. a sua coloração é controlada pelo próprio diabo-espinhoso e varia entre o amarelo e o castanho-escuro, dependendo do tipo de solo e serve-lhe de camuflagem. possui uma 'cabeça' atrás da verdadeira que tem como objectivo confundir os predadores. têm espinhos em forma de cones por todo o corpo excepto na barriga onde se encontram protuberâncias. eles alimentam-se apenas de formigas e para poderem beber, condensam a humidade existente no meio onde se encontra que guiada até à boca através dos sucos que possuem nos espinhos. para além destes, os diabos-espinhosos também podem lançar jactos de sangue pelos olhos como meio de defesa.

terça-feira, 8 de abril de 2014

pavão-faisão-do-bornéu


nome: pavão-faisão-do-bornéu
nome científico: polyplectron schleiermacheri
ordem: galliformes
família: phasianidae
outros nomes: ---
descrição: o pavão-faisão-do-bornéu é uma ave, conhecida por ser a mais rara do grupo dos pavões-faisões e de ter sido a última espécie a ser descoberta do mesmo grupo. estas aves vivem em florestas de baixa latitude, no bornéu. medem 50 centímetros de comprimento. a suas penas possuem várias cores, apresentado um tom de cinzento ou preto com pintas azuis/verdes. na região do pescoço, apresente penas esverdeadas e azuladas. já as fêmeas apresentam tons de castanho nas suas penas. alimentam-se de miriápodes, larvas, insectos, rãs, sementes e frutos. devido à perda de habitat, à pouca população existente e limitação territorial, o pavão-faisão-do-bornéu é considerado uma espécie em perigo de extinção.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

pavão



nome: pavão
nome científico: pavo cristatus
ordem: galliformes
família: phasianidae
outros nomes: pavão-azul, pavão-indiano
descrição: o pavão é uma ave nativa do subcontinente indiano, sendo também associada como a ave nacional da índia. podem ser encontrados em pradarias secas semi-desérticas, matagais e florestas perenifólias. apesar de se alimentar e nidificar no solo, dormem no topo das árvores. a sua alimentação é constituída essencialmente por sementes, insectos, frutos e répteis. esta ave possui dimorfismo sexual, distinguindo-se pelo facto das fêmeas medirem cerca de 86 centímetros de comprimento e pesam cerca de 3,4 quilos, enquanto os machos medem em média 2,2 metros quando incluída a sua plumagem de acasalamento (107 cm quando só o corpo) e pesam cerca de 5 quilos. os machos possuem uma plumagem azul-esverdeada. as penas da sua cobertura são alongadas e possuem um padrão semelhante a um olho na parte final formando uma cauda, sendo estas as penas de demonstração utilizadas durante o acasalamento. a plumagem das fêmeas é uma mistura de verde, cinzento e azul. tanto o macho como a fêmea possuem uma crista na cabeça. as fêmeas colocam até 8 ovos que chocam em 28 dias. os machos não cuidam dos ovos e podem chegar a ter até 6 fêmeas.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

animal mistério nº34

Image and video hosting by TinyPic
este é o animal mistério desta semana. a que criatura pertence este bocado de corpo? dá para ver que é difícil de tocar nele.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

animal mistério nº33- peru


nome: peru
nome científico: meleagris gallopavo
ordem: galliformes
família: phasianidae
outros nomes: peru-selvagem
descrição: o peru é uma ave nativa da américa do norte e o membro mais pesado da ordem galliformes. os perus-selvagens adultos têm patas compridas amarelo-avermelhadas a cinza-esverdeadas e corpo preto. Os machos, têm cabeça grande, avermelhada e desprovida de penas, pescoço vermelho e carúnculas vermelhas no pescoço e cabeça. quando estão excitados, uma pala carnosa no bico dos machos expande-se, e esta e as carúnculas e a pele expandem, tapando os olhos e o bico. a estrutura carnosa acima do bico do macho chama-se crista. nesse estado, a sua cabeça fica azul, mas quando se sentem ameaçados fica vermelha. os perus têm uma cauda comprida, escura semelhante a um leque, e asas cor de bronze. como as outras espécies da família dos perus, estes apresentam dimorfismo sexual. o macho é bastante maior do que a fêmea, e as suas penas têm várias cores. já as fêmeas têm penas que são menos vistosas de cores castanhas e cinzentas.
a pam acertou neste animal mistério, por isso pode pedir um animal para eu analisar aqui no site.