Páginas
▼
sábado, 28 de dezembro de 2013
grande-ave-do-paraíso
nome: grande-ave-do-paraíso
nome científico: paradisaea apoda
ordem: passeriformes
família: paradisaeidae
outros nomes: ---
descrição: a grande-ave-do-paraíso é um pássaro que habita nas florestas da nova guiné e nas ilhas locais, como misool e yapen. mede cerca de 32 centímetros de comprimento, acastanhada no dorso e asas e a face amarela. os machos possuem verde escuro do pescoço e várias penas caídas na região caudal. a fêmea é toda castanha, à excepção da barriga que é branca. os machos têm essas cores para atraírem as fêmeas, mas também têm o hábito de construir um ninho para elas colocarem os ovos. estas aves possuem toxinas em pequenas quantidades na pele. alimentam-se de insectos e frutas.
o blaz acertou no animal mistério anterior e pediu-me para fazer a análise deste animal.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
animal mistério nº25
animal mistério nº24- medusa-da-lua
nome: medusa-da-lua
nome científico: aurelia aurita
ordem: semaeostomae
família: ulmaridae
outros nomes: ---
descrição: a medusa-da-lua é uma alforreca comum em todos os oceanos do planeta, principalmente em águas costeiras. pode ser encontrada tanto em água salobra, como perto de recifes oceânicos. o seu intervalo de temperaturas óptimas é de 9 – 19º celsius, mas aguenta temperaturas entre -6 e 31º. são animais com um diâmetro de disco de 5 a 40 cm e com uma coloração variável. as características mais notáveis são as quatro gónadas, geralmente de uma cor viva, amarela a alaranjada. os tentáculos podem ser tão longos como o diâmetro do disco. a medusa-da-lua move-se contraindo o disco, sempre que possível horizontalmente, para que os tentáculos tenham maior facilidade em apanhar a comida. a contracção é realizada pelo músculo coronel. alimenta-se de moluscos, crustáceos, larvas, poliquetas, protozoários, diatomáceas e ovos de outros organismos aquáticos.
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
feliz natanimalesco
após um longo ano, chegou o natal! tenham todos um feliz natal, ano novo e tudo que seja bom
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
olho-de-fogo
nome: olho-de-fogo
nome científico: hemigrammus ocellifer
ordem: characiformes
família: characidae
outros nomes: peixe-luminoso, tetra-luminoso
descrição: o olho-de-fogo é uma espécie de peixe que habita as águas da floresta amazónia. é um peixe teleósteo, caraciforme, da família dos caracídeos. estes animais chegam a medir até 5 cm de comprimento, contando com corpo castanho a verde-amarelado. esta espécie possui dimorfismo sexual, onde as fêmeas se distinguem dos machos por apresentarem um tamanho maior. o olho-de-fogo vive em águas com pH neutro ou ligeiramente ácido com uma temperatura entre 22 e 27 graus. embora sejam animais pacíficos, chegam a ser agressivos em questões territoriais. quando domesticados, podem comer flocos e larvas de insectos.
oviraptor
nome: oviraptor
nome científico: oviraptor philoceratops
ordem: saurischia
família: oviraptoridae
outros nomes: ---
descrição: o oviraptor (cujo nome significa do latim "ladrão de ovos") foi um dinossauro omnívoro e bípede que viveu durante o período cretáceo. media cerca de 2 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesava em torno de 35 quilogramas. foi descoberto no sul da mongólia. ao contrário da maioria dos carnívoros de seu tempo o oviraptor não se alimentava de carne ou caçava animais, ao contrário disso comia ovos de dinossauro e provavelmente moluscos. o primeiro indício de que o oviraptor se alimentava de ovos vem do seu maxilar, que é um bico estruturado com espigões ósseos adaptados perfeitamente para partir ovos. o segundo indício veio da descoberta de um ninho de dinossauro próximo a um esqueleto de oviraptor. este dinossauro possuía braços fortes, garras curvas e uma longa cauda. a característica mais impressionante é a crista que ele possuía na cabeça, provavelmente era usada para abrir caminho na vegetação mais densa ou em disputas territoriais.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
orangotango-da-sumatra
nome: orangotango-da-sumatra
nome científico: pongo abelii
ordem: primates
família: hominidae
outros nomes: ---
descrição: o orangotango-de-sumatra é uma das duas espécies de orangotangos (sem contar com as suas subespécies). são encontrados apenas na ilha de sumatra, tal como o seu nome indica, sendo a mais rara das duas espécies (aproximadamente 7300 indivíduos em estado selvagem). os machos podem atingir 1,4 metros de altura e chegam a pesar 90 quilos, enquanto as fêmeas, são bem menores e podem atingir 90 cm e pesar 45 quilos. as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 7 anos, mais cedo que os machos, que a atingem aos 9 anos. este animal possui uma maior variedade alimentar do que o seu parente. pode ser frugívoro e especialmente insetívoro. prefere frutas como figos e jacas. também come ovos de pássaros e pequenos vertebrados.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
orangotango-do-bornéu
nome: orangotango-do-bornéu
nome científico: pongo pygmaeus
ordem: primatas
família: hominidae
outros nomes: ---
descrição: o orangotango-do-bornéu é uma espécie de primata, que como seu nome indica, é nativa da ilha de bornéu. juntamente com o orangotango-de-sumatra, pertence ao único género de grandes primatas na ásia. esta espécie é mais numerosa com aproximadamente 45 mil indíviduos, números que contrastam os 7500 orangotangos-de-sumatra que vivem no seu habitat natural. o orangotango-de-bornéu é um animal ameaçado de extinção devido aos incêndios e à desflorestação. o orangotango-de-bornéu é o terceiro primata vivo mais pesado, logo a seguir às duas espécies de gorila e são atualmente os maiores animais arborícolas do mundo. a média do peso corporal é ligeiramente maior que a dos humanos (entre 70 a 100 kg), embora a sua altura seja menor (1,4 metros). os alimentos preferidos entre estes animais são frutos arborícolas.
domingo, 15 de dezembro de 2013
animal mistério n°23- caimão-de-allen
nome: caimão-de-allen
nome científico: porphyrio alleni
ordem: gruiformes
família: rallidae
outros nomes: caimão-pequeno
descrição: o caimão-de-allen é uma ave migratória que habita em locais aquáticos como pântanos ou lagos. é mais pequeno que o caimão-comum, distinguindo-se pelo dorso e pelas asas verdes, ao contrário do outro animal que possui asas azuis. esta espécie distribui-se pela áfrica a sul do saara e é muito rara na europa. estes pássaros procuram o seu alimento ao esgravatar na lama ou nas águas rasas. alimentam-se de insectos e de pequenos peixes de água doce. durante a época de reprodução, é difícil encontrar um caimão-de-allen, já que nessa altura, eles preocupam-se a guardar as crias.
sábado, 14 de dezembro de 2013
ouranosaurus
nome: ouranosaurus
nome científico: ouranosaurus nigeriensis
ordem: ornitischia
família: iguanodontidae
outros nomes: ---
descrição: o ouranosaurus foi uma espécie de dinossauro semi-bípede herbívoro que pertence à mesma família que a do iguanodon, facilmente reconhecíveis pelo dedo longo do polegar. viveu durante o período cretáceo e media em torno de 7 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava cerca de 3 toneladas. o ouranossauro viveu no norte da áfrica e foi encontrado no deserto do saara. o seu nome significa 'lagarto valente'. a crista no dorso do animal é uma das suas características mais notáveis. lembra bastante a de um spinosaurus, outro dinossauro que viveu também durante o cretáceo. servia para moderar a temperatura corporal do animal. foi descoberto por philippe taquet em 1965.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
ovelha
nome: ovelha
nome científico: ovis ares
ordem: artiodactyla
família: bovidae
outros nomes: ---
descrição: a ovelha é um mamífero herbívoro ruminante que tem uma grande importância na economia como fonte de lã, carne e lacticínios. uma ovelha macho é chamada de carneiro e os filhotes são cordeiros ou borregos. as ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. em regiões mais frias, o cuidado com as crias recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno, quando se tratar de raças que possuem sazonalidade reprodutora. basicamente, a ovelha é caracterizada como um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa, o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia da inocência. a criação de ovelhas (ovinocultura) é uma actividade que tem ocupado fazendeiros desde os tempos mais remotos. as ovelhas domésticas são descendentes do muflão-asiático, que é encontrado nas montanhas da turquia ao irão. o primeiro animal a ser clonado foi uma ovelha chamada dolly.
domingo, 8 de dezembro de 2013
ostra-de-olympia
nome: ostra-de-olympia
nome científico: ostrea conchaphila
ordem: ostreoida
família: ostreidae
outros nomes: ---
descrição: a ostra-de-olympia é um molusco bivalve nativo do oceano pacífico. pode ser encontrada junto à costa do alasca até ao méxico. o nome deste animal foi derivado de uma indústria de ostras, que fica perto de olympia, em washington. os povos nativos da américa costumavam comer intensamente as ostras-de-olympia. o consumo tornou-se tão intenso, que foram encontradas milhares de conchas empilhadas nas praias. ultimamente, na califórnia, tem havido realizações de projetos que têm como objetivo reindroduzir a espécie na região. as áreas de recuperação da ostra-de-olympia estão interditas aos consumidores.
sábado, 7 de dezembro de 2013
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
animal mistério n°22- abutre-do-egipto
nome: abutre-do-egipto
nome científico: neophron percnopterus
ordem: accipitriformes
família: accipitridae
outros nomes: galinha-de-faraó, abanto e britango
descrição: o abutre-do-egipto é uma ave de rapina que pode ser encontrado no norte do continente africano. possuem uma plumagem branca com a ponta das asas pretas. ao contrário das outras espécies de abutre, estes apresentam penas no pescoço. são bastante conhecidos por se alimentarem de ovos de outras aves, partindo-os ao atingi-los com uma pedra. também podem caçar alguns mamíferos e répteis pequenos.
domingo, 1 de dezembro de 2013
ostra-do-pacífico
nome: ostra-do-pacífico
nome científico: crassostrea gigas
ordem: ostreoida
família: ostreidae
outros nomes: ostra-japonesa e ostra-de-miyagi
descrição: a ostra-do-pacífico é um bivalve nativo do oceano pacífico, mais propriamente, na costa asiática. foi introduzida recentemente na europa, na américa do norte e na nova zelândia. a concha da ostra-do-pacífico varia de forma consoante o seu habitat. as extremidades são arredondadas e afiadas. vivem anexadas em grupos nas rochas, embora também possam ser encontradas na areia ou em zonas lamacentas. um adulto desta espécie mede no máximo 4 centímetros de comprimento. as ostras-do-pacífico podem remover metais poluentes, como o zinco, da água e saírem ilesos, porque estes acumulam-se no tecido do corpo do animal.
ostraceiro-europeu
nome: ostraceiro-europeu
nome científico: haematopus ostralegus
ordem: charadriiformes
família: haematopodidae
outros nomes: ---
descrição: o ostraceiro-europeu é uma ave migratória, que nidifica na europa e ásia e passa o inverno do hemisfério norte no sul de áfrica. oostraceiro-europeu tem comprimento médio de 43 centímetros, e de envergadura de cerca de 34 centímetros, sendo os machos ligeiramente maiores que as fêmeas. possui uma plumagem preta na cabeça, dorso e asas, com a barriga muito branca. como todos os ostraceiros, tem o bico comprido e vermelho, tal como as patas e à volta dos olhos. esta ave pode ser encontrada perto de água, sendo mais comum em lagunas costeiras e praias arenosas. alimenta-se de bivalves, crustáceos e moluscos.
ouriço-cacheiro
nome: ouriço-cacheiro
nome científico: erinaceus europaeus
ordem: erinaceomorpha
família: erinaceidae
outros nomes: ouriço-terrestre
descrição: o ouriço-cacheiro é um pequeno mamífero que é bastante conhecido por possuir espinhos no dorso. pode ser encontrado no oeste e norte da europa. a sua alimentação inclui minhocas, pequenas cobras, caracóis e cogumelos. uma vantagem que o ouriço-cacheiro possui é ser imune ao veneno de alguns cogumelos de que se alimenta. são animais que hibernam. um adulto pode vir a medir 30 centímetros de comprimento e pesar 400 gramas. o mais pesado ouriço-cacheiro já encontrado, tinha cerca de 2 quilogramas. são nocturnos e têm um caminhar engraçado. o tempo de vida máximo de um ouriço-cacheiro são 10 anos.