Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2013

jaguar


nome: jaguar
nome científico: panthera onca
ordem: carnivora
família: felidae
outros nomes: onça-pintada, onça-verdadeira, acangaçu
descrição: o jaguar é um mamífero carnívoro da família felidae encontrada nas américas. é o terceiro maior felino do mundo, atrás o tigre e o leão, e o maior do continente americano. vivia nas regiões quentes e temperadas, desde o sul dos estados unidos até o norte da argentina, estando, hoje, porém, extinta em diversas partes dessa região. assemelha-se ao leopardo fisicamente, diferenciando-se pelo padrão de manchas na pele e pelo tamanho maior. as características do seu comportamento e do seu habitat são mais próximas às do tigre. pode ser encontrado principalmente em ambientes de florestas tropicais, mas também é encontrado em ambientes mais abertos. o jaguar é um felino que juntamente com o tigre, gosta de nadar. é solitário e é um importante predador, que desempenha um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas. tem uma mordida excepcionalmente poderosa, mesmo em relação aos outros grandes felinos. isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum, ela morde directamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

1 ano de fauna


visitantes do blog, hoje, o universo animal faz 1 ano de vida. este site nasceu a partir da minha participação e do pokéxico, ele teve a ideia do tema e eu criei-o. com cenas caricatas sobre animais e análises dos mesmos, este site está em bom estado e os asiáticos de lestes gostam dele.

sábado, 22 de junho de 2013

jupará

Kinkajou, Potos flavus
there’s a special on procyonids this week.:3 Cousin of the olingo, the Kinkajou lives in the tropical forests of Central and South America, where they spend most of their time in the trees. They are able to turn their feet backwards to run easily in either direction along branches or up and down trunks. The kinkajou also has a prehensile tail that it uses much like another arm. Kinkajous often hang from this incredible tail, which also aids their balance and serves as a cozy blanket while the animal sleeps high in the canopy.
Kinkajous are sometimes called honey bears because they raid bees’ nests. They use their long, skinny tongues to slurp honey from a hive, and also to remove insects like termites from their nests. Kinkajous also eat fruit and small mammals, which they snare with their nimble front paws and sharp claws. They roam and eat at night, and return each morning to sleep in previously used tree holes. Kinkajous form treetop groups and share social interactions such as reciprocal grooming. They are vocal animals—though seldom seen, they are often heard screeching and barking in the tropical forest canopy.
Female kinkajous give birth to one offspring in spring or summer. The baby is born with its eyes shut and cannot see for a month. It develops quickly, however, and by the end of the second month, it is already able to hang upside down from its tail.(x)
nome: jupará
nome científico: potos flavus
ordem: carnivora
família: procyonidae
outros nomes: quincaju
descrição: os juparás são mamíferos arborícolas e nocturnos da família dos procionídeos, da mesma família dos quatis. são encontrados do méxico ao sudeste do brasil, mas principalmente na amazónia. possuem cerca de 60 cm de comprimento, cabeça arredondada, orelhas e focinho curtos, cauda longa e preênsil, pelagem densa e macia, de cor castanha-avermelhada ou amarelada. chegam a pesar 3 kg. alimentam-se basicamente de frutos, insectos e néctar de flor. devido à sua alimentação ser de néctar de flores, são considerados bons polinizadores. pode chegar a viver 30 anos em cativeiro e a sua gestação é de 4 meses. o peso varia entre 1,4 a 4,6 kg, com comprimento do corpo variando entre 40 a 80 cm, e cauda 39 a 57 cm. os machos geralmente são maiores que as fêmeas. quando activo, move-se rapidamente entre a copas das árvores, saltando para outra árvore quando necessário. percorrem rotas no território, que são marcadas pelo próprio animal, utilizando glândulas localizadas no tórax e abdómen.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

animal mistério nº6- abelharuco-comum

Image and video hosting by TinyPic
nome: abelharuco-comum
nome científico: merops apiaster
ordem: coraciiformes
família: meropidae
outros nomes: abelharuco-europeu
descrição: o abelharuco-comum é uma ave da família migratória, com duas populações indistinguíveis em aspecto, mas diferenciadas pela distribuição geográfica. o abelharuco-comum é uma ave de médio porte, com 25 a 30 cm de comprimento. é muito colorido, com plumagem de cores muito distintas: o dorso é castanho escuro na zona da cabeça, com graduação para amarelo para a área posterior e asas; a garganta é amarela, com uma bordadura fina de negro; o peito e zona ventral é azul claro; as asas são verdes com uma mancha central castanha-clara; tem uma máscara negra em torno dos olhos. esta animal habita bosques e zonas de floresta temperada (na europa). é sociável e pode ser encontrada em bandos de até 150 indivíduos. o abelharuco-comum alimenta-se de insectos, principalmente de abelhas, vespas, térmitas e gafanhotos, capturando-os em voo, frequentemente bastante alto. a época de reprodução decorre entre setembro e dezembro, em ambas as populações, que migram para o sul de áfrica (na europa, a reprodução ocorre em maio e junho). o ninho é construído num túnel, que pode atingir 2 metros de comprimento, escavado pelo casal no solo ou em bancos arenosos de rios.

joão-grande


nome: joão-grande
nome científico: ciconia maguari
ordem: ciconiiformes
família: ciconiidae
outros nomes: maguari, maguarim, tapucaiá, cauanã
descrição: o joão-grande é uma ave ciconiiforme da família dos ciconiídeos, encontrada em grande parte da américa do sul, sendo comum nos estados brasileiros do rio grande do sul e restrita na amazôóia e no nordeste do brasil, embora também possa ser encontrada no peru, na colômbia, na argentina e no paraguai. possui uma plumagem branca, rémiges, penas superiores e cauda negras, região perioptálmica e base do bico nuas e vermelhas. é uma ave que sofre de pressão de caça na amazónia. o macho é um pouco mais pesado do que a fêmea. cada asa pode vir a medir 180 cm de diâmetro, em altura mede 120 cm e de comprimento, pode chegar a medir 130 cm. os seus habitats naturais são normalmente pântanos ou padarias húmidas.

jabuti-tinga


nome: jabuti-tinga
nome científico: chelonoidis denticulata
ordem: testudinata
família: testudinidae
outros nomes: ---
descrição: o jabuti-tinga é uma espécie vulnerável de tartaruga e é conhecida pelo seu casco brilhante e só pode ser encontrada no leste e no sul da floresta amazónica. o jabuti-tinga cujo nome quer dizer "o branco que come pouco" é conhecido por possuir escamas amarelo-alaranjadas nas patas e na cabeça. tem cores mais opacas e é nitidamente maior do que o jabuti-piranga, atingido cerca de 70 centímetros e 80 anos de vida em média, porém podendo ultrapassar 1 metro de comprimento de carapaça e chegando a pesar quase 60 quilos, como o exemplar do sexo feminino de jabuti-pinga, qual possuí 1,10 metros de comprimento de carapaça, 58 quilos e uma estimativa de cerca de 120 anos de idade. a sua alimentação é composta por vegetais, embora sejam animais omnívoros. são diurnos e vivem em conjunto com outros jabutis-tinga. estes animais não têm dentes; em vez disso, têm uma placa óssea que permite cortar os alimentos.

terça-feira, 18 de junho de 2013

parabéns ao pokéxico

é é, hoje o pokéxico faz 16 anos. um parabéns peludo, escamoso, e cheio de penas para você!

obs: quando apareci aqui, a barra de tradutor disse que esta página estava em galego...wtf?

quinta-feira, 13 de junho de 2013

javali


nome: javali
nome científico: sus scrofa
ordem: artiodactyla
família: suidae
outros nomes: javardo, porco-bravo, porco-montês
descrição: o javali é um suino, de médio porte e corpo robusto. é a mais conhecida e a principal das espécies de porcos selvagens.
os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg. medem entre 125 e 180 cm de comprimento e podem alcançar uma altura de 1m. os machos são consideravelmente maiores que as fêmeas, além de terem dentes caninos maiores. na europa, os javalis que vivem no norte tendem a ser mais pesados que os do sul. os javalis preferem bosques com bastante vegetação onde possam esconder-se, mas também frequentam à noite áreas abertas, assim como áreas cultivadas. na sua ampla área de distribuição, ocupam bosques temperados até florestas tropicais. não vivem em desertos nem em montanhas altas. o javali passa grande parte do dia a escavar a terra em busca de comida. é um animal omnívoro, com preferência por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. também invadem terras cultivadas, especialmente campos de batata e milho. os javalis também incluem animais em sua dieta, como caracóis, minhocas, insetos, ovos de aves e até pequenos mamíferos. também comem animais mortos. o javali é de comportamento sociável, mas não marca territórios. reúne-se em grupos matriarcais, normalmente com três a cinco animais, formados pelas fêmeas e suas crias, embora possam ser encontrados grupos superiores a vinte indivíduos.



jobaria

Ficheiro:Jobaria tiguidensis steveoc.jpg
nome: jobaria
nome científico: jobaria tiguidensis
ordem: saurischia
família: indefinido
outros nomes: ---
descrição: o jobaria (cujo nome surgiu da lenda dos nómadas da nigéria, onde uma criatura se chamava 'jobar') foi um dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no início do cretáceo e foi encontrado no deserto do saara na nigéria. media por volta de 22 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e aproximadamente 18 toneladas. o seu fóssil foi encontrado quase completo, aproximadamente 95%, e com marcas de dentes do afrovenator. possui o nariz na testa, garras afiadas no polegar e cauda tipo chicote que utilizava provavelmente como defesa contra predadores, 12 vértebras no pescoço e 2 corações. assim como vários sauropodes, comia pedras para auxiliar na digestão. podia colocar-se sobre 2 patas para intimidar os adversários, também como método de defesa.
a sua família é ainda indefinida, mas está entre os brachiosauridae e os diplodocidae.

jararaca-cruzeira


nome: jararaca-cruzeira
nome científico: bothrops neuwiedi
ordem: squamata
família: viperidae
outros nomes: jararaca-pintada, boca-de-sapo, bocuda, jararaca-do-rabo-branco
descrição: a jararaca-cruzeira é uma cobra originária do brasil que pode ser encontrada na bahia, goiás, minas gerais, rio de janeiro, são paulo, paraná e santa catarina. é uma serpente de até 1,15 m. possui uma coloração variável entre cinza, marrom ou pardo de acordo com a subespécie, com manchas triangulares escuras, margeadas de claro, e indivíduos jovens com a ponta da cauda branca.
o seu veneno tem ação proteolítica. todas as serpentes do grupo 'bothrops', quando injectam o veneno, produzem sintomas semelhantes: no local da picada, sempre há dor, com aumento progressivo; a região afetada começa a inchar gradativamente e surgem manchas rosas ou cianóticas (azuladas). a seguir, surgem bolhas, que podem conter sangue no interior. quando as reações locais se tornam mais intensas, aparece febre e podem ocorrer infecções secundárias. nas ocorrências graves, é possível surgir vómitos, sudorese e desmaio. nos casos pouco preocupantes, o sangue coagula. já nos casos graves, torna-se incoagulável de 30 a 60 minutos depois da picada. em situações mais severas, há perigo da queda da pressão sanguínea. vive em áreas com muita vegetação e próxima de água. alimentam-se de animais de pequeno porte nomeadamente roedores.

terça-feira, 11 de junho de 2013

animal mistério nº6

aqui está o sexto animal mistério do blog. pesquisem e comentem:
 photo zyabe_zps83f90ad0.jpg

sábado, 8 de junho de 2013

ichthyostega


nome: ichthyostega
nome científico: ichthyostega stensioei
ordem: ichthyostegalia
família: ichthyostegidae
outros nomes: ---
descrição: o ichthyostega foi um dos primeiros vertebrados terrestres conhecido. surgiu no devoniano superior da groenlândia há uns 375 milhões de anos. alimentava-se de pequenos crustáceos, moluscos, peixes e insetos. o ichthyostega possuía membros bem desenvolvidos, possuindo 7 dedos nas patas traseiras e, nas pata dianteiras, o número é desconhecido porquê não foram encontrados fosseis com eles, as quais eram posicionadas mais para nadar por entre a vegetação aquática dos pântanos onde viviam, do que para andar em terra, o que os tornavam inadaptados ao ambiente terrestre e possuindo um estilo de vida parecido com o das atuais salamandras. assim como todos os outros vertebrados terrestres. os cientistas descrevem-no como um peixe com quatro patas porque tinha a cabeça, o corpo e a cauda de um peixe. as quatro patas palmadas indicam que caminhava e estava adaptado à vida terrestre, mas é provável que não passasse muito tempo em terra firme. tinha os movimentos limitados pelas pequenas dimensões e pela rigidez dos membros.

insecto-pau-do-bornéu


nome: insecto-pau-do-bornéu
nome científico: phobaeticus kirbyi
ordem: phasmatodea
família: phasmatidae
outros nomes: mané-magro
descrição: o insecto-pau-do-bornéu é o inseto mais comprido do mundo, visto que chega a superar 50 cm de comprimento. pode ser encontrado na áfrica, onde, apesar do seu grande tamanho, é capaz de passar despercebido graças à sua extraordinária capacidade de camuflagem e à sua tendência a permanecer completamente imóvel quando detecta algum perigo. a sua coloração imita perfeitamente a dos ramos da vegetação na qual passa a maior parte da sua vida. a sua alimentacão consiste em folhas e é completamente inofensivo. o seu andar é calmo e balançado, para simular um ramo a sofrer com o vento. quando é adulto, é fácil diferenciar os machos das fêmeas. eles são mais pequenos, mais finos e possuem pequenas asas que lhe permite realizar voos pequenos. a sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada, a isso chama-se de partenogenese. em pernambuco ele é chamado de mané-magro.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

irritator


nome: irritator
nome científico: irritator challengeri
ordem: saurischia
família: spinosauridae
outros nomes: ---
descrição: irritator é um dinossauro parecido com o sspinosaurus. viveu no início do cretáceo, há mais ou menos 110 milhões de anos. as estimativas indicam um comprimento de 8 metros para uma altura de 3 metros. o único fóssil conhecido, é apenas um crânio de 80 centímetros foi descoberto no brasil, tendo sido este, muito obscurecido pelos amadores que o descobriram e o venderam ilegalmente, já que o comércio de fósseis é proibido no brasil. sabendo que a sua recuperação foi complicada, o nome dele vem desse facto. o nome da espécie 'challengeri' provém da personagem do professor challenger criado por arthur conan doyle. é muito parecido com outro spinosaurideo, o angaturama limai, que vivia na mesma zona geográfica e época, do qual os restos completam curiosamente bem o crânio de irritator, o que tudo indica que possam ser da mesma espécie.

domingo, 2 de junho de 2013

iguana-marinha


nome: iguana-marinha
nome científico: amblyrhynchus cristatus
ordem: squamata
família: iguanidae
outros nomes: ---
descrição: a iguana-marinha é o único lagarto do mundo com hábitos marinhos e é uma das muitas extraordinárias espécies que se podem encontrar no arquipélago das galápagos. vive em zonas rochosas da beira-mar e alimenta-se de algas que apanha quer na zona de rebentação quer mergulhando junto à costa. pode passar até uma hora debaixo de água. esta espécie geralmente vive em colónias onde os recifes são rasos e ocorrem com uma extensa zona entre marés e uma costa rochosa. elas são encontradas junto à costa a cerca de dois a cinco metros acima do nível do mar, mas também podem subir a alturas de 80 metros. elas também precisam ter acesso a áreas arenosas onde enterrarão seus ovos. rmbora as ilhas galápagos fiquem perto da linha do equador, a água é extremamente fria, por causa das correntes oceânicas. morfologicamente, estas iguanas têm como detalhes importantes no corpo o fato de serem escamadas e terem cristas no dorso. a cabeça deste animal tem as maiores cristas, que vão diminuindo à medida que se desce das costas até a cauda. essas cristas são feitas de um material cartilagineo, porém pouco flexível.

iaque


nome: iaque
nome científico: bos grunniens
ordem: artiodactyla
família: bovidae
outros nomes: ---
descrição: o iaque é um bovino de pelo longo encontrado na região dos himalaias, no sul da ásia central, qinghai, no tibete e na mongólia. além de uma grande população doméstica, há uma população pequena e vulnerável de iaques selvagens. os iaques são animais de rebanho. os iaques macho selvagens podem atingir 2,2 metros de comprimento, as fêmeas aproximadamente um terço daquele tamanho, e iaques domesticados 1,6 a 1,8 metros. ambos os tipos têm o pêlo longo e desgrenhado para isolá-los do frio. os iaques podem ser castanhos ou pretos. os domesticados também podem ser brancos. tanto os machos como as fêmeas têm chifres. os iaques domésticos acasalam por volta de setembro. as fêmeas podem conceber com 3-4 anos de idade, parem de abril à junho cada dois ou três anos, ao que parece dependendo da provisão alimentar. o período de gestação é de aproximadamente nove meses. os bezerros são desmamados em um ano e ficam independentes logo depois disso. os iaques podem viver mais de 20 anos. o iaque possui um outro nome científico que não é aceite universalmente: poephagus grunniens.