Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

feliz animalloween

é isso o que o título diz! feliz halloween para todos os donos e animais e quaisquer outros seres vivos

sábado, 27 de outubro de 2012

besouro-japonês

nome: besouro-japonês
nome científico: popillia japonica
ordem: coleoptera
família: scarabaeidae
outros nomes: escaravelho-japonês
descrição: o besouro-japonês, conhecido também por escaravelho-japonês, é um coleóptero da família dos escarabeídeos. possui cabeça e tórax verdes brilhantes, com marcada iridescência na parte dorsal, élitros castanhos manchados de verde nas margens e abdome com manchas brancas. a espécie é originária do japão, onde não provoca prejuízos nas culturas pelo facto de ser controlada pela acção de numerosos inimigos naturais. foi introduzida nos estados unidos da américa, nos açores e em muitas outras regiões temperadas e subtropicais, onde se tornou uma séria praga, causando vultosos danos a várias culturas e na vegetação natural. o escaravelho-japonês é um insecto polífago: os adultos alimentam-se de folhas e partes florais de diversas espécies arbustivas e arbóreas, tendo preferência pelo castanheiro, pela videira e pelos silvados. os instares larvares desenvolvem no solo, onde se alimentam de raízes, sobretudo de gramíneas

borboleta-vírgula

nome: borboleta-vírgula
nome científico: polygonia c-album
ordem: lepidoptera
família: nymphalidae
outros nomes: ---
descrição: borboleta-vírgula é um género de borboletas caracterizado pela presença de uma conspícua marca branca, em forma de vírgula, na face inferior de cada uma das asas traseiras (o que lhe mereceu o nome comum de borboleta-vírgula). as espécies que integram este género apresentam o bordo exterior das asas frontais profundamente recortado, com profundas reentrâncias angulosas. a presença de asas recortadas com reentrâncias angulosas é comum ao género nymphalis, no qual a borboleta-vígula é por vezes incluído. muitas espécies da borboleta-vírgula hibernam na fase adulta.

borboleta-monarca

nome: borboleta-monarca
nome científico: danaus plexippus
ordem: lepidoptera
família: nymphalidae
outros nomes: ---
descrição: a borboleta-monarca é uma borboleta da família dos ninfalídeos, da subfamília dos danaíneos, de ampla distribuição nas américas. tais borboletas têm cerca de 70 mm de envergadura, asas laranjas com listras pretas e marcas brancas. há possiblidades de que a espécie poderá estar a colonizar-se no sul de portugal. a borboleta-monarca começa a sua vida como um ovo posto por uma fêmea adulta numa folha de planta de serralha, asclepias syriaca. é do tamanho da cabeça de um alfinete quando o ovo choca, 3 a 12 dias depois, a pequena larva ou lagarta com riscas brancas, amarelas e pretas, tem oito pares de patas curtas para trepar e partes da boca desenhadas para mastigar folhas. mas somente folhas das plantas de serralha, mais nenhuma, como a planta de serralha tem uma seiva branca e pegajosa que é altamente tóxica para os outros animais, mas não afetam em nada a lagarta, apenas tornando seu corpo altamente tóxico para os predadores, como pássaros.

domingo, 14 de outubro de 2012

bufo

nome: bufo
nome científico: bufo viridis
ordem: anura
família: bufonidae
outros nomes: ---
descrição: bufo é um género de sapos da família bufonidae. este género normalmente é responsável pelos casos de intoxicações por bufotoxina. abocanhamento ou ingestão de sapos pode causar problemas brandos a graves em cães e gatos. todos os sapos possuem glândulas em sua pele, com gosto desagradável para animais, podendo estimular efeitos locais como salivação. o sapo-do-rio-colorado e o sapo-marinho são espécies tóxicas. as glândulas parótidas destes animais contem bufotoxinas. os sintomas aparecem após poucos minutos do abocanhamento do sapo. o sintoma mais característico seria a irritação seguida da hipersalivação. o surgimento de anormalidades cardíacas sugere a exposição às espécies tóxicas de sapos. os sinais cardíacos associados seriam cianose, depressão, fraqueza, colapso, edema pulmonar e convulsões. pode ocorrer emese e diarréia. a morte é comum 30 minutos após a exposição ao mesmo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

brachiosaurus

nome: brachiosaurus
nome científico: brachiosaurus ...
ordem: saurischia
família: brachiosauridae
outros nomes: ---
descrição: o brachiosaurus cujo nome significa "lagarto braço", dado os seus membros anteriores ("braços") serem maiores que os posteriores, era um género de dinossauros saurópode que viveu durante o fim do período jurássico. o seu pescoço tinha 10 metros de altura. ele tinha mais de 15 metros de altura, 25 metros de comprimento, chegando a pesar 115 toneladas. o primeiro braquiossauro foi descoberto em 1900 no colorado, estados unidos, mas também viveu na área onde se localiza hoje a argélia e a tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos, durante o período jurássico. esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "jurassic park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. mesmo assim sua altura permitia-lhe, sem esforço, comer as copas das árvores, sua atividade principal. o brachiosaurus passava a maior parte do dia a comer folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (um tipo de pinheiros), cicadáceas e ginkgoáceas. algumas estimativas, baseadas em modelos reconstruídos com ossos e musculatura calculada, situavam o seu peso entre 32 toneladas a 37 toneladas. contudo estudos demonstam que este animal podia chegar a pesar mais de 70 toneladas. durante muito tempo julgou-se ser este o maior dinossauro a ter existido. porém sabe-se agora que vários saurópodes (o argentinossauro, por exemplo) eram maiores que o braquiossauro.