Páginas
▼
quinta-feira, 26 de julho de 2012
gronelandia sofre o maior degelo de sempre em 4 dias
Dados captados por três satélites flagraram o que pode ser o mais amplo derretimento da camada de gelo que cobre a Groenlândia registrado nos últimos 30 anos. As informações foram analisadas por uma equipe da Nasa (agência espacial americana) e por cientistas de universidades.
Em 8 de julho deste mês, 40% da camada de gelo sofreu derretimento na superfície ou perto dela, segundo a Nasa. Em apenas quatro dias, o processo se acelerou. Em 12 de julho, 97% de toda a área da Groenlândia já apresentavam sinais de degelo.
Isso significa que quase toda a cobertura de gelo da Groenlândia, a partir de suas mais finas camadas nas margens costeiras até o centro da ilha, onde com camada de dois quilômetros de espessura de gelo, passou por algum grau de derretimento na superfície.
Segundo a Nasa, é comum que nesta época do ano, verão no Hemisfério Norte, cerca de 50% da superfície de gelo da Groenlândia passe por derretimento, mas o nível registrado agora surpreendeu os especialistas.
Os cientistas ainda não sabem se a água desse degelo vai congelar novamente ou se ela será perdida para o oceano. Caso se perca, ainda é cedo para afirmar o quanto poderá contribuir para o aumento do nível dos oceanos.
fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/satelite-flagra-maior-area-de-degelo-na-groenlandia-dos-ultimos-30-anos
quarta-feira, 18 de julho de 2012
cobra com uma pata
foi descoberta na china uma cobra com uma pata. uma habitante da china, disse que se assustou ao ver essa cobra no seu quarto e descobriu que ela era dotada de uma pata. duan qiongxiu, entregou o animal aos cientistas, que ficaram surpresos ao verem que a cobra era dotada de uma pata e tinha 4 dedos. conta ela que matou a pobre cobra com um sapato mas guardou o corpo do animal num pote que tinha alcool. um cientista disse que se calhar a cobra ao engolir um sapo (visto que eles tambem tem 4 dedos) fez uma alteração na pele fazendo com que a cobra aparecesse com a pata de sapo (até porque se nota o corpo do sapona zona da pata).
fonte: http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2581/o-estranho-caso-da-cobra-com-perna